Suculentas: faça você mesmo!

As exóticas suculentas são charmosas e transformam os canteiros em um universo de formas e texturas. Irmãs dos cactos são ideais para a forração de jardins, ou serem agrupadas em um único vaso, com variadas espécies. Que é o que vamos ensinar hoje, em um simples passo a passo. Para isso, contamos com o suporte da loja Boutique das Plantas e a proprietária, Mariana Scattu Gurgel.

Primeiro é preciso deixar o material a ser utilizado por perto, para tornar o trabalho mais fácil e rápido. Os materiais utilizados foram: uma bacia de barro, argila expandida, tecido TNT (ou manta geotextil), substrato e pedrisco branco.

Antes de começar a montar o vaso, verifique se ele possui furo no fundo, ou lateral. Para garantir uma boa drenagem, coloca-se uma boa camada de argila expandida no fundo do vaso (foto 1). Depois é colocado por cima, o TNT ou a manta geotextil (foto 2) para filtrar a água e evitar que o substrato desça.

São duas dicas simples e de baixo custo que servem para qualquer vaso, garantindo uma maior durabilidade. Após a manta, será colocado o substrato até quase completar o vaso (fotos 3 e 4).

Posicione as suculentas de uma forma visualmente harmônica (foto 5). O próximo passo já é o plantio das suculentas em seus devidos lugares (fotos 6), deixando-as sempre firmes na hora do plantio (foto 7) e por último a colocação de pedrisco branco (foto 8). O vaso está pronto (foto 9).

Agora o passo mais importante: o cuidado que se deve ter. São plantas fáceis de cuidarem, bonitas e com ótima durabilidade. Mantenha em local com boa luminosidade e pouca água. As regras devem ser seguidas à risca: regar uma vez por semana no verão e uma vez a cada 15 dias no inverno e não adubar excessivamente.

Para saber mais sobre suculentas, plantas, flores e paisagismo entre em contato com a Boutique das Plantas, na rua Rocha Pombo, 1316, pelo fone (44) 3523-4966, ou acesse: www.boutiquedasplantas.com.br.

 

 

 


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.

10 Comentários


  1.  
    Raquel Pereira

    lindas




  2.  
    Vanda Aquino

    qual o substrato usado ? neste caso existe um especial para suculentas/




  3.  

    Olá, por favor…tenho suculentas com folhas de um vermelho intenso, quase laranja neon, misturado à um verde claro, muito lindas…Contudo elas só ficam assim nessa coloração qdo compro, logo depois vão ficando inteiramente verdes, e perdem totalmente a bonita cor vermelha.Porque isso acontece e como proceder pra voltem a ter a mesma cor? Qual p segredo? Obrigada ,aguardo resposta.




  4.  
    Haline Moreira

    Oi Valeria, tudo bem?
    Você tem alguma foto da sua suculenta? Fica mais fácil pra te ajudar, pois existem mais de 100 espécies.

    Esse problema que está acontecendo com a sua pode ser por excesso de sol ou de frio, pouca irrigação, estresse, tudo depende. Depende muito da espécie, tem algumas que podem ficar o dia todo no sol, outras só podem pegar o sol da manhã ou o sol da tarde, tem algumas espécies que se dão bem dentro de caso. Depende muito. Se você tiver uma foto da sua é melhor pra identificar e poder ajudar.




  5.  

    adorei avoça dica…obrigado…




  6.  

    boa tarde gostaria de saber onde posso encontrar ..o tecido t.nt.e amanta,,geotextil…..espeo resposta ..obrigado..




  7.  

    Oi boa tarde!
    Vc encontra tnt em lojas de tecidos ou papelarias!





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.