Judô – do Japão a Campo Mourão

No início desse ano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou o Judô como o esporte mais indicado para crianças, apontando a prática como a mais completa, tanto nas atividades físicas, quanto na vida social, já que promove a amizade e o respeito mútuo.

Walter Kasunori BabataO Judô é uma arte marcial esportiva criada no Japão, em 1882 por Jigoro Kano, como uma técnica de defesa pessoal, para desenvolver as dimensões física, mental e espiritual do ser humano. Chegou ao Brasil em 1922, com a imigração japonesa e busca não só formar atletas, mas cidadãos.

Na cidade de Campo Mourão, o Judô chegou na década de 70, com a família Matsumi, que formou grandes atletas e cidadãos. No ano de 1994, quem assumiu como técnico do município e começou a dar aulas no SESC, foi o professor de educação física, engenheiro civil e fisioterapeuta, Walter Kasunori Babata, que mesmo em meio a dificuldades, com muito trabalho e determinação, tem realizado ótimos trabalhos com o Judô mourãoense, trazendo inúmeras conquistas para a cidade, com medalhas no âmbito estadual e nacional.
Babata contou que, atualmente, em diversos pontos do Brasil, o judô é levado para resgatar jovens e crianças em situação de risco. “São crianças carentes que passam a ser melhores, tanto no esporte, como na vida”, afirmou ele.

Como toda atividade, os nossos heróis do Judô precisam de apoiadores que auxiliam a levar o esporte adiante. Entre os parceiros estão a Fundação de Esportes de Campo Mourão; por meio da lei de incentivo ao esporte, tem como patrocinadores a empresa Paraná Diesel Veículos, que é pioneira e ajuda o judô há mais de 5 anos e também a Coamo Agroindustrial Cooperativa.
A equipe realiza treinamentos físicos nas segundas, quartas e sextas-feiras e pratica os combates nas terças, quintas e sábados. A formação dos judocas do município tem sido feita com crianças que, desde pequenos, gostam da arte e acabam se tornando grandes atletas. O esporte também ajuda na formação de crianças e adolescentes por meio dos projetos sociais do município, que, apesar das dificuldades, se tornam verdadeiros campeões, não só como atletas, mas da vida.

E vem novidades para o Judô em Campo Mourão. Atualmente, existem treinos de Judô na cidade, na academia X-Play, nas terças e quintas-feiras à noite e no projeto social coordenado pelo atleta Gustavo Tanahaki, na escola Ivone Castanharo. Mas, em julho haverá um novo endereço com o objetivo de formar atletas e mostrar mais sobre a arte, na Avenida Manoel Mendes de Camargo, na antiga academia do Sensei Matsumi. E no mês de setembro acontece na cidade o campeonato Paranaense Master e Paranaense por Equipe que contará com os melhores atletas do estado. O evento será realizado no Ginasinho JK, no dia 14 de setembro. Prestigie os nossos atletas e procure conhecer mais sobre o esporte.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273