Cuidados especiais com cães e gatos neste verão

Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, tornam-se necessários cuidados especiais para o bem-estar dos cães e gatos, e prevenção de alguns incômodos e perigos que a estação traz consigo. A Dra. Júnia Miranda Marques Katto, do Amigo Bicho Pet Shop, indica algumas pequenas alterações na rotina, que vão garantir a saúde dos animais.

Cuidados especiais com os pets no verãoPor não transpirarem, a respiração é a única forma que os cães têm para controlar a refrigeração e manutenção da temperatura corpórea ideal. Por isso, quando submetidos a calor intenso ou situações de estresse, os cães podem não conseguir perder calor e ficarem hipertérmicos, processo caracterizado por ofegação intensa, aumento da temperatura corporal, vômito e até desmaio. As raças de focinho curto como Bulldog, Pug, Boxer, Shih tzu, Lhasa Apso sofrem mais com as altas temperaturas devido à dificuldade anatômica de respirar e perder calor.

Já os gatos raramente ficam com a língua para fora, e se isso ocorrer é porque o calor está prejudicando demais o bichano. Nesse caso, o aconselhável é procurar um especialista. Em dias quentes, seu gatinho tende a lamber-se mais do que o habitual. Quando a saliva evapora, a temperatura do corpo deles diminui.

Infestações por pulgas e carrapatos, picadas de mosquitos e as doenças de pele são alguns dos problemas que acometem os animais nesse período. É indicada a aplicação preventiva de antiparasitários de forma sistemática.

O câncer de pele é outra preocupação. Cães e gatos que têm a pele muito clara – ou rosada – quando submetidos à exposição ao sol, podem desenvolver sarcoma. Alguns animais podem requerer passar um protetor solar antes dos passeios, mesmo nos horários com menos sol.
Por isso, vale a pena adotar cuidados especiais para que os animais possam curtir o calor de forma saudável:

• A tosa é uma maneira de amenizar o calor nos cães. Neste momento, o essencial não é a beleza, mas o alívio do calor. Porém, nada de deixar a pele de seu amigo exposta.
• Evite passeios em horários muito quentes. Passeie em locais com sombras e prefira sair com seu bichinho no início da manhã ou final da tarde, por exemplo.
• Se o chão está quente para você pisar descalço, está igualmente quente para patas de cães e gatos. O calor do asfalto e calçadas pode provocar queimaduras nas ‘almofadinhas’ das patas e o uso de sapatinhos não é aconselhável no verão.
• Certifique-se de que o local onde o seu pet fica boa parte do dia tenha sombra e ventilação. Troque a água pelo menos duas vezes ao dia e prefira colocar água com temperatura mais fresca.
Dica: Coloque rodelas de salsicha para congelar em forminhas de gelo e ofereça ao seu animal. É uma ótima maneira de hidratá-lo brincando!
A Veterinária Amigo Bicho está localizada na Rua Roberto Brzezinski, 1225. Telefone: (44) 3523 9996.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.