Samba de Roda – Candeia

0

Um pouco sobre a vida de Candeia

Antônio Candeia Filho, também conhecido como Candeia, foi um compositor brasileiro de grande importância para o samba.

Consta que seu pai, era flautista e criador das Comissões de Frente das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos embaixo das amendoeiras do bairro Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já frequentava as rodas onde conheceria Zé com Fome, Luperce Miranda, Claudionor Cruz e outros. Com o tempo, aprendeu a tocar violão e cavaquinho, também era frequentador dos terreiros de candomblé e das rodas de capoeira. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira.

Músico com ideais

Candeia tinha personalidade forte, foi líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Fiel à sua vocação de sambista, em 1975 fundou a Escola de Samba Quilombo, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. A Quilombo não era somente uma escola de samba, ela se propunha a resgatar a cultura negra, a cultura dos morros e subúrbios do Rio de Janeiro, que foi trazida, transformadacandeia-samba-de-roda e recriada pelos negros do Brasil.

O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: “Escola de Samba é o povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete às influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo”.

Dica de disco

Em 1997, foram relançados em CD, três discos de Candeia: “Samba da Antiga”, de 1970, “Seguinte… Raiz Candeia”, de 1971, e “Samba de Roda”, de 1974.

O disco em questão aqui é o “Samba de Roda”, que tive o prazer de ouvir a um tempo por influência de um amigo, o qual devo muito sua curiosidade e contato com o samba, Adson Issi.  Nesta época estava atrás de conhecer mais e procurar mais sobre música, no caso o samba, e ele me indicou o Candeia, “samba de terreiro”, dizia ele.

Samba de Roda, tem músicas de Candeia (e parceiros) e do cancioneiro popular, como jongo, maculelê, partido alto e capoeira. Neste disco, Candeia aprofunda ainda mais sua pesquisa da cultura negra brasileira.

 

Quer saber mais?!

http://www.samba-choro.com.br/s-c/candeia.html

http://www.youtube.com/watch?v=Uax_rK7zC3M

http://socandeia.blogspot.com.br/

 E você, o que anda ouvindo?

(Boas vibrações!)


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273