Mercado Municipal

O lançamento do projeto do Mercado Municipal, ou Mercadão, como é carinhosamente conhecido por seus frequentadores, ocorreu no dia 25 de agosto de 1968 pelo prefeito Augustinho Vecchi e pelo presidente da Codusa (Companhia de Desenvolvimento e Saneamento de Campo Mourão), Munir Karam. A construção teve início em 1969 na gestão de Horácio Amaral, sendo um dos pontos principais do seu plano de governo. “Veja o que povo e municipalidade podem realizar de grandioso por uma cidade, quando caminham juntos…” era o slogan do material publicitário de comercialização dos boxes do Mercadão.
MERCADO-MUNICIPALNas festividades do 22º aniversário, em 1969, o governador Paulo Pimentel esteve visitando as obras, e no ano seguinte, em fase adiantada de construção, a festa de aniversário do município foi comemorada dentro dos seus boxes.
O projeto de construção foi de autoria do engenheiro Luiz Gubert, sendo sua área total de 3.500 metros quadrados. O projeto previa o funcionamento de 108 bancas, 26 lojas, 4 açougues e 1 bar. A construção custou aos cofres públicos a quantia de NCR$ 800 milhões de cruzeiros ou,  em valores atuais, R$ 2.115.402,79 – índice corrigido pelo IGP-DI (FGV) – e a execução da obra foi delegada à Codusa. A inauguração ocorreu no dia 19 de dezembro de 1971, domingo, às 10 horas, data que se comemorou a emancipação do Paraná, pelo prefeito Horácio Amaral, com a presença do prefeito de Guarapuava, Moacir Silvestre, vereadores, autoridades e munícipes em geral. Nesta data foi inaugurado o Asilo São Vicente de Paulo e os primeiros sinaleiros, implantados nas principais avenidas e ruas de Campo Mourão.

Veja o que povo e municipalidade podem realizar de grandioso por uma cidade, quando caminham juntos. Slogan de Publicidade do Mercadão

Atualmente o Mercado Municipal é administrado em sistema de condomínio, com o nome de Condomínio Comercial “Prefeito Horácio Amaral”. Em 18 de outubro de 2009 um incêndio de causas desconhecidas destruiu o Mercado Municipal. A cidade acordou com a movimentação do Corpo de Bombeiros, caminhões pipa e dos voluntários que passaram a noite tentando conter as chamas. O incêndio começou por volta das 22 horas e só foi completamente controlado por volta das 6 horas do dia seguinte. O fogo consumiu 90% dos 2.414 metros quadrados do imóvel construído na década de 70. Com a destruição, os lojistas passaram a comercializar suas mercadorias nas antigas instalações do Supermercado Iguaçu, localizado na Rua Mato Grosso.
Em janeiro de 2011, no ano em que completou quatro décadas de funcionamento, o Mercado Municipal foi reinaugurado, voltando a cumprir seu papel.

 


Sobre o Autor

Jair Elias dos Santos Júnior
Jair Elias dos Santos Júnior

Licenciado em História. Membro do Círculo de Estudos Bandeirantes.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.