Manuel Serbêto

Manuel Serbêto – Antrópologo e animador cultural.

No meu repertório de leitura está “Gigantes no Coração” (subtítulo), livro que conta a emocionante história da Trupe Liliput. Uma família de anões que sobreviveu ao Holocausto. Autorias de Yehuda Koren e Eilat Negev. Pelo titulo já temos algumas pistas desta história verídica que reconstituiu a trajetória de um grupo de sete irmãos (quatro mulheres e dois homens), anões e  judeus, que a despeito de serem vitimas em potencial da atrocidade dos  nazistas, sobreviveram por serem músicos, cantores e atores. Acho que é imperdível por condensar o melhor sentido de arte não só para o artista, que tem o seu talento muitas vezes como seu único patrimônio de subsistência e sentido de vida, mas por ter a palavra escrita potencial tão avassalador para despertar nossos sentimentos e sensações.

Para mim, Livro é “comida” para um tipo de fome que nunca saciamos, ou seja, a maioria dos livros é imperdível para os “glutões de páginas impressas”. Achei no lixo de um terreno baldio um volume de “Dicionário Brasileiro de Provérbios, Locuções e Ditos Curiosos”, de R. Magalhães Júnior. Para conhecer e entender  expressões populares, tornou-se imperdível.
Revi há pouco tempo o antigo filme “Blade Runner – O caçador de Andróides”, dirigido por Ridley Scott, pelo efeito que me causou na época de lançamento, pela trilha sonora, pelo elenco, pelos efeitos, pelo futuro que era tão presente. Acho que a geração “Matrix” devia procurar assistir e ver onde tudo começou. Acho que uma dobradinha com os filmes, “O Império do Sol”, e “A Cor Púrpura”, de Steven Spielberg, pode criar um momento especial para quebrar um pouco do gelo que se acumula nos corações, diante da roda viva que nos consome  no dia a dia.
Estou ouvindo atualmente em casa: Lenine, Titãs (das antigas), Djavan, Chico Cezar, Dalva de Oliveira, (coisas dos anos 1980, 1990…)
Meus músicos ou cantores preferidos, dependendo do dia variam entre Olivia Bayton,  Tonico e Tinoco, Cássia Eller, etc…


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.