“We Are The Not Dead”

Imagens costumam ser mais eficientes que palavras quando a intenção é ilustrar os efeitos que uma guerra pode causar em seus soldados. No caso da série fotográfica de Lalage Snow, não foi diferente.

O projeto, batizado “We Are The Not Dead” (numa tradução livre: Somos os não-mortos) é de autoria da fotógrafa e jornalista Lalage Snow, nascida na Irlanda do Norte. Ela passou oito meses no Afeganistão fotografando um projeto que registrou as faces dos soldados antes, durante e depois da guerra. Snow captou expressões inocentes desses homens que em menos de um ano transformaram-se em rostos desgastados, com a pele afundada, rostos queimados do sol e olhos dilatados.

A intenção de Lalage com esses retratos era não só homenagear sua coragem, mas também chamar a atenção para a transformação psicológica de cada soldado. Os espectadores são desafiados a comparar e a contrastar as diferenças de um mesmo rosto ao longo do tempo. Além das características físicas e psicológicas, o humor dos sujeitos também está diferente.

Na época era apenas mostrada uma série de fotos de soldados heróicos com rostos abatidos, cansados, olhando o chão. Foi então que Lalage percebeu que a verdadeira história estava nos rostos alterados, de menino para homem, de inocência para experiência. Além disso, muitos garotos estavam voltando em sacos ou com membros amputados.

A ideia é brilhante e o resultado emocionante e revelador: registrar, em closes faciais imagens de soldados britânicos antes, durante e depois de seu serviço no Afeganistão.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273