Os retratos de Steve McCurry

O fotógrafo estadunidense, Steve McCurry, é famoso por fotografar imagens do ser humano, capturando seus olhares e sua fragilidade. Suas imagens dotadas de sentidos tornam seu trabalho inconfundível. A maior parte delas foi registrada durante as suas andanças por países como: Índia, China, Birmânia, Tailândia, Paquistão, Bangladesh, Turquia e Afeganistão.

As pessoas que são retratadas por Steve, pertencem àquela parte do mundo que vive do suor do trabalho duro de todos os dias, objetivando a aceitação da incerteza da vida, com suas fadigas, as suas alegrias, as suas dores e as suas esperanças que vão além do cotidiano.

O fotógrafo conta que o que o atrai é explorar o mundo com a câmera na mão, e captar tudo que for possível. Porém, não tem como prever uma imagem que fique gravada na memória coletiva, ele apenas segue sua intuição. “Para mim, tanto as diferenças como as semelhanças entre os povos são igualmente fascinantes”, diz.

Contemplar as suas fotografias nos faz perder a noção do tempo. Suas imagens passam tranqüilidade, mas sem perder o movimento. Aliás, tudo nas fotos tem vida e parece que se move. Imagens de todo o mundo, de povos, paisagens festivas e de guerra apresentam situações em lugares que marcam narrativas expressas em um único instante.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273