Os beijos de Robert Doisneau

Uma das fotografias mais famosas no mundo sobre beijo é “Le Baiser du trottoir”, ou “O beijo no Hotel de Ville”, do fotógrafo francês Robert Doisneau. A foto foi produzida em Paris, em 1950, na Praça do Hotel de Ville, enquanto Doisneau buscava casais apaixonados para fazer um trabalho para uma revista norte-americana.

“As maravilhas da vida diária são tão excitantes; nenhum diretor de filmes pode montar o que você encontra na rua”, disse Doisneau. Afinal, a maioria das suas fotos mostra a vida cotidiana de Paris e suas singularidades. Fotos construídas a partir do que a maioria dos fotógrafos vê como uma necessidade: um olhar único e uma linguagem pessoal.

Doisneau usava a sua câmera Leica e suas fotos mostravam uma atmosfera encantadora sobre a fragilidade dos humanos, refletindo como ele queria que as coisas fossem e não totalmente como eram. Por isso, foi um fotógrafo que fez da fotografia jornalística, a fotografia artística. “Eu não fotografo a vida como ela é, mas a vida como eu gostaria que fosse”, afirmou.

Ele deixou cerca de 450 mil negativos que mostram a cultura infantil de rua, os cafés de Paris, classes sociais, circos, ciganos, teatros, entre outros aspectos de Paris que não eram somente tratados com ironia e brincadeiras por ele, mas também como uma forma de capturar emoções, mostrando o lado sentimental de Paris. Tudo isso não poderia ser diferente: Doisneau foi reconhecido e recebeu propostas de trabalho desde jornais e revistas, tendo até algumas de suas fotos sendo reproduzidas como postais.

Confira as outras fotos da série de imagens de namorados que foram produzidas por Robert Doisneau em 1950:


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273