Nova geração de fotógrafos faz exposição no Senac

2

Fotos: divulgação.

“Juventude” abre hoje, com fotos que documentam ações dos jovens mourãoenses.

Como se comporta a juventude mourãoense? Como esses jovens se veem?

Para responder a essas e outras perguntas, abre hoje à noite, no piso 1 do Senac de Campo Mourão, a exposição “Juventude”, um apanhado de imagens produzidas por jovens fotógrafos mourãoenses, com idades entre 16 e 20 anos.

A exposição é produzida como atividade para conclusão do curso de fotografia ofertado no período da tarde pelo Senac, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal, mas é também uma oportunidade de conhecer a nova face da fotografia na cidade.

A escolha do tema, de acordo com a fotógrafa Lorena Lenara, professora da turma, se deu pelo questionamento a respeito da juventude mourãoense, essa mesma em que os alunos, estudantes, estão inseridos. A opção, relata Lorena, foi por um trabalho documental, com destaque para a realidade dos objetos fotografados. “Alguns trabalhos também tem aspecto lúdico, sem deixar de registrar os sonhos e anseios destes que fazem parte hoje de uma geração com múltiplas habilidades e de pensamento não linear”, pondera.

Uma câmera na mão…

Com as perguntas na cabeça, o desafio foi encontrar várias facetas do tema. “Foi uma experiência grande poder retratar a juventude com fotografias, descobrir outro lado que não imaginava que existia, a sensibilidade de poder analisar simples momentos que fazem a diferença”, relata o estudante Felipe Garcia.

Para o também estudante Luiz Olmedo, a concepção e a produção da exposição foram grandes desafios. “Desde o começo, quando fomos avisados que montaríamos uma exposição,surgiram várias ideias e filtrá-las foi a parte mais difícil, fotografar e pensar em toda a exposição ao mesmo tempo foi um grande desafio”, pondera. “Apesar do tempo curto pra fazer um documentário amplo sobre a juventude de Campo Mourão, acredito que nosso trabalho de alguma forma vai impactar as pessoas pela maneira que olhamos o mundo”, conclui Garcia.

As fotos que ficarão em exposição, de acordo com Lenara, foram feitas na rua, em eventos e instituições de ensino, buscando retratar a realidade dos jovens na cidade.

A exposição não tem restrições de idade, é aberta a toda comunidade e tem entrada franca.A abertura acontece nesta terça-feira, 10, às 19h30 e vai até as 22h30. As fotografias ficarão expostas até o dia 17, no piso 1 do mesmo prédio.


Sobre o Autor

Gracieli Polak
Gracieli Polak

Gracieli Polak é jornalista e blogueira, especialista em escrever sobre quase todo assunto – especialmente os que lhe agradam.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273