A fotografia de Nelson Cerqueira

Nelson Cerqueira

Nelson Cerqueira – Fotógrafo

Um dos fotógrafos mais conhecidos em Campo Mourão e região, Nelson Cerqueira Pacheco é o olhar por trás de algumas das fotos mais famosas da cidade.

Com quase 30 anos de experiência já registrou, através de suas lentes, acontecimentos que ficaram na memória da cidade, eventos inesquecíveis e ajudou a vender muitos produtos com o trato especial que dá a cada uma de suas produções.

Preparando-se para lançar em breve o site de fotojornalismo, Nelson tem um arquivo, em negativos, de mais de 20 mil frames que está preservando, através da digitalização. Tem como “xodó” um laboratório fotográfico preto e branco (PXB), “conforme reza o manual” – diz – e lembra ainda que “com o advento do digital, recusei-me a descartá-lo; é uma tecnologia do início do século passado, porém maravilhosa, e que até hoje muitos desconhecem”, explica.

O fotógrafo que já imprimiu sua marca própria com sua forma de atuar diz que prefere trabalhar sozinho, ou     “concentrado”, como faz questão de dizer. Sempre em forma porque anda muito e pratica ciclismo, ele só se esquece das fotos curtindo seu hobby, que é a música: aprecia jazz, soul e MPB.

Fazendo carreira

Dono de um estilo próprio, este mineiro de nascimento, paranaense por adoção, teve contato com a fotografia ainda criança, quando adquiriu uma câmera fotográfica Kodak Instamatic. Migrou para o Paraná no final da década de 60 e, em meados da década de 80, adquiriu sua primeira câmera semiprofissional – uma Olympus OM10 e, posteriormente, uma OM-1.

Logo no início de carreira fotografou a Catedral São José, de Campo Mourão, em uma noite de tempestade, captando raios. Ficou conhecido e reconhecido, vendendo seu trabalho para todo Brasil e exterior. Posteriormente fotografou modelos em paisagens naturais da região e participou de concursos fotográficos de nível nacional onde classificou uma modelo mourãoense entre as 10 melhores do Brasil (Revista Nova – Editora Abril). Foi classificado em terceiro lugar na categoria cor no Click – 1º Concurso Para Jovens Talentos, também promovido pela Editora Abril.

Atuando em muitas frentes

Nos anos seguintes colaborou como free-lancer para os jornais Correio de Notícias, de Curitiba, e Folha de         Londrina, além de jornais da região. Fez cobertura fotojornalística das campanhas eleitorais regionais de candidatos a Presidência da República: Fernando Collor de Mello, Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Ronaldo Caiado e também ao governo do Estado: Beto Richa, Álvaro e Osmar Dias e Roberto Requião.

Desde o início da década de 90 atua como fotógrafo de eventos esportivos e também nas áreas de arquitetura, Industrial, aérea, estúdio (produtos e gente), sendo        requisitado inclusive por empresas de Curitiba e São Paulo, além de Campo Mourão e região.

De película para Digital

No final da “era da película” fez fotografia ambiental, enfocando  o Cerrado de Campo Mourão, os parques Estadual do Lago Azul, em Campo Mourão, e o de Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix.

Atualmente Nelson Cerqueira utiliza equipamento digital de ponta e está voltado para um trabalho inédito, atendendo empreendedores públicos e privados. Espera para breve concluir seu site na internet, bem como está finalizando um site específico de fotojornalismo: www.photosnotícias.com.br.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.