Fecilcam, um sonho coletivo

Campo Mourão é uma cidade em constante construção. Ela caminha para a modernidade sem perder os encantos de uma cidade do interior do Brasil. A cidade que conhecemos hoje é fruto do trabalho de todos, do envolvimento de cada cidadão, de cada trabalhador. É fruto de um sonho coletivo.

Um dos sonhos coletivos da nossa cidade é a Fecilcam, que recentemente lançou a pedra fundamental do seu campus. A luta pelo ensino superior em Campo Mourão começou em 1964 e foi concretizada em 24 de agosto de 1972, com a criação da Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam), pelo então prefeito Horácio Amaral.

Duas personalidades foram fundamentais para a concretização da Fundescam: Horácio Amaral e Dom Eliseu Simões Mendes. O bispo usou sua influência política para a aprovação dos cursos. Horácio Amaral, prefeito de Campo Mourão, entre 1969 a 1972, fez da Fundescam a meta síntese da sua administração.

Tanto que o prédio da faculdade foi construído com recursos próprios do município, sem um centavo do Estado ou da União. A sua inauguração ocorreu em 28 de janeiro de 1973, com conferência inaugural ministrada pelo intelectual e ex-governador Bento Munhoz da Rocha Netto.

O ato solene foi um dos últimos atos de Horácio Amaral à frente do Poder Executivo. Três dias depois, assumia o cargo o advogado Renato Fernandes Silva.

Selecionamos três fotografias com efeitos “olho de peixe”, feitas por Tony Nishimura, que registram a histórica solenidade de inauguração do prédio da Fecilcam. A primeira mostra a fachada do prédio: onde hoje é o estacionamento de automóveis era um amplo jardim. A segunda registra o discurso do prefeito Horácio Amaral, acompanhado de autoridades e populares presentes. E a terceira mostra um aspecto do interior das instalações.


Sobre o Autor

Jair Elias dos Santos Júnior
Jair Elias dos Santos Júnior

Licenciado em História. Membro do Círculo de Estudos Bandeirantes.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.