Dream of Californication

3

Eu adoro viajar. Moro longe de “casa” (on and off)  há13 anos. De Campo Mourão pra Londrina, pra Campo Mourão de novo, Califórnia, Campo Mourão novamente e Califórnia, mais uma vez e enfim. Adoro a Califórnia, vivendo aqui nos Estados Unidos, acho que só me mudaria pra outro Estado se fosse caso extremo. O clima é mais parecido com o do Paraná e as cidades pequenas me lembram da época em que movara em  “casa”.

“Casa”, com aspas, a casa dos pais. De onde nós, brasileiros, costumamos sair quando vamos pra faculdade ou quando nos casamos. Bem diferente daqui, onde os pais “incentivam” (a porta fica logo ali) os filhos a buscarem um rumo (sozinhos) assim que completam 18 anos. Ainda bem que a Berlin (minha filha de 3 anos) tem a mãe brasileira! Quero a pequena por perto sim! Meu marido divide a opinião, thank God! É como se os casais tirassem um intervalo da vida de casal – que pode durar o mínimo de 18 anos – pra criar os filhos. E quando os filhos completam idade legal pra trabalhar tempo integral, eles querem a vida de casal de volta. Foi um longo intervalo. Não estou questionando o amor e apego que os pais americanos sentem pelos filhos. Apenas comentado que o individualismo aqui quebra até as paredes que envolvem a vida em família! See you later, have a good life!

Mas vamos voltar à Califórnia, como eu estava dizendo. The Golden State, tem esse apelido por causa da Corrida do Ouro de 1849, que ocorreu depois de diversas descobertas de ouro no inicio de 1848 – quando os Estados Unidos tomou controle do território, após a guerra entre México e EUA.

Muitos conhecem o estado por causa de Los Angeles, Hollywood e cinema. O sul tem ainda, por exemplo, a Disneyland! Em Anaheim, foi o primeiro parque, muito antes de Orlando! Ou então, San Diego, não somente a casa do Sea World, mas do mais avançado hospital de pesquisas da marinha americana, o Balboa Hospital (onde meu marido nasceu, por sinal). Mas existem inúmeros fatores que fazem o norte Califórnia “tudo de bom” também!

Ouso dizer que o norte é subestimado por visitantes! A rodovia US101, que cruza o estado no sentido norte-sul, apresenta vários stops, dignos de fotos, compras e curiosidades! Tem San Francisco e aquela baía maravilhosa, que comentarei com mais detalhes nos próximos posts, California City e o hotel mais antigo do estado, Lake Tahoe e um dos melhores resorts de ski da região (Sony Bono morreu num acidente de ski lá, bummer!), os vinhos de Napa Valley (mais um post!), as sequóias gigantes da Redwood Highway e so on.

Saindo de San Francisco, passo por Tiburon, sede de San Quentin, uma das prisões de maior seguranca do país, onde está preso Charles Mason e alguns dos prisioneiros que foram transferidos (ou sobreviveram) de Alcatraz. Depois Novato, que dá passagem pra Lucas Valley Road. Sim, Lucas como em George Lucas, hello? Não poderia deixar de mencionar o Skywalker Ranch, que fica entre as montanhas de Novato.

Seguindo, tem Petaluma, uma cidadezinha muito tranquila, foi local das filmagens daquele clássico dos anos 80: Peggy Sue, seu passado a espera. Também é de onde veio Winona Ryder. Santa Rosa, algumas milhas ao norte, é cidade de origem de Charles Schutz, pai do Charlie Brown e do Snoopy! Healdsburg, continuando ao norte na 101, é uma cidade dog-lover, pitoresca e elegante, e foi ainda onde filmaram Pânico! Aí, dirigindo um pouco mais, passando por inúmeras plantações de uva, chego à Ukiah, 17 mil habitantes. Fué! Mas tudo bem, eu gosto de cidade pequena. Makes you feel at home!

Enfim, aqui estou, e entre acordar as 5 da manhã, ser barista meio período, e ser mãe, esposa e turista no resto do tempo, vou escrever pra você, leitor da Metrópole, o que me acontecer e o que eu ver de interessante. Fatos, curiosidades, hábitos estranhos e garagens que não servem pra guardar carros. Tudo made in USA! Enquanto isso, que a força esteja com você!

Mila Salvadori, a 6.925 milhas de Campo Mourão.


Sobre o Autor

Mila Salvadori Solverson
Mila Salvadori Solverson

Mila Salvadori Solverson - publicitária e barista, aproveita as folgas para viajar, ler livros de terror e brincar de Lego com sua filha Berlin.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273