Dicas Culturais: Rogério Tonet

Recentemente li, por força do doutorado, “Em busca de Espinosa”, do neurocientista português Antônio Damásio, que recomendo fortemente, já que o autor busca romper – assim como o fez em obra anterior, “O Erro de Descartes” – com a clássica divisão entre razão e emoção, que atualmente permeia tanto a psicologia quanto a sociologia. Um resumo? Muito legal e uma leitura inteligente.
Como livro, recomendado um clássico da literatura crítica: “1984”, do Orwell. Leitura obrigatória para quem quer refletir um pouco sobre o controle sobre a vida social dos indivíduos, mídia e repressão. Bem, se alguém não gostar, ao menos servirá para mais pessoas entenderem o verdadeiro significado do termo “Big Brother”, né?
Vou recomendar 3 filmes, pois são ligados por demonstrarem a possibilidade de enxergar os acontecimentos sob outros pontos de vista, ou como pequenos detalhes podem fazer diferença na vida das pessoas. O primeiro: “Corra, Lola, Corra”, que embora hard, com visual punk, o filme alemão brinca de alterar um roteiro básico a partir de diferentes decisões da personagem principal.
Um outro olhar, agora sobre o mesmo fato, é o que mostra “Jackie Brown”, de Quentin Tarantino, que, apesar de ser considerado secundário no portifólio do diretor/autor, é muito interessante, principalmente por lançar mão de uma narração que retorna várias vezes para mostrar cenas do ponto de vista de outro personagem. Muito bom!
O último filme, na verdade, é uma trilogia: “Trois Couleurs”, de Krzysztof Kieslowski. Querem saber por quê? Assistam.
Finalizando,  por que não um vinho para acompanhar esses filmes e livros? Indico o Beta Crux, vinho argentino da vinícola O.Fournier. Um assemblage de quatro uvas diferentes (Tempranillo, Malbec, Merlot e Syrah), potente, de boa complexidade e equilibrado. Na minha descrição, “aveludado”.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273