Dica de filme: Fargo

3

Rir da desgraça alheia te gera remorso?

Se sua resposta foi negativa você acaba de entrar no clima de Fargo, considerado por muitos (inclusive eu) o melhor filme dos irmãos Coen, que segue a mesma característica das demais produções da dupla: escrita por ambos, produzida por Ethan, dirigida por Joel, sucesso de crítica e fracasso de público

O longa conta a história de um vendedor de carros que, para escapar das dívidas, decide fazer um acordo com dois bandidos a fim de seqüestrar a própria esposa e extorquir o sogro avarento.

Um plano simples que é atrapalhado pelo inevitável. Um desajuste do destino que recebe uma mãozinha de um dos seqüestradores que não consegue controlar a própria impulsividade. Clima resumido nas palavras do personagem de Steve Buscemi: “as coisas saíram do controle”.

Depois da primeira seqüência de mortes a trama revela o jogo de gato e rato ao entrar em cena a investigadora Marge Gunderson, certamente a melhor personagem já criada pela dupla de irmãos e magistralmente interpretada por Frances MacDormand (senhora Joel Coen) que ganhou o oscar por esta atuação e coleciona outras cinco participações em filmes dos Coen.  Tudo em Marge denota uma pessoa comum. Seu gestual de grávida, seu jeitão de esposa, seus hábitos alimentares e o trabalho de uma simples funcionária pública.

Me parece que a beleza do roteiro reside em mostrar que quando se conta com a sorte, apenas garantimos que tudo não acabará como queríamos. Ou melhor, arbitrariedade e sorte não são contrárias, só basta não jogar dados com ambas.

A virtude das banalidades, elementos comuns como protagonistas. O que muitos diretores descartariam, os Coen utilizam como instrumento argumentativo.

Mas, o banal não é tão banal assim. A prolixia é um commodit, a linha que liga todos os personagens. No lugar da objetividade, a direção se decide pelo viés da trivialidade, característica geralmente não associada ao clima policial.

E são inúmeras as cenas que ratificam isso, como o bizarro e desconfortante almoço de Marge e um antigo amigo de faculdade que agora se revela um fã apaixonado, ou a cena final que Marge está assistindo TV com o marido e o sucesso da sua investigação é suplantado por um relato do trabalho medíocre do cônjuge.

Outra matriz narrativa é a utilização da fotografia. Ferramenta que ajusta a temperatura da trama e impõe um ritmo arrastado e gélido à Fargo, cidade americana de Dakota do Norte. Assim como revela ângulos patéticos como o corpo do defunto de bunda para cima e esparramado na neve.

Tudo é comum. O longa não se importa em não chocar o que deveria chocar. Um universo onde é mais importante encontrar um lugar para comer que desvendar uma seqüência de crimes. É mais importante brigar por uma tarifa de estacionamento que negociar o resgate de um refém. Um humor-negro que reside no trato banal da violência e da desgraça.

Um filme que repetidas vezes fará você se perguntar: o que mais pode dar errado?

Enfim, impossível levar a sério um drama destes, igualmente impossível não se preocupar com uma piada destas.

E, por falar em piada, o roteiro não é baseado em fatos reais como aparece creditado na cena inicial, pois é… mais uma pegadinha dos irmãos Coen.

Ficha Técnica:

Titulo: Fargo

Direção: Joel Coen

Produção: Ethan Coen

Elenco: Willian H. Macy, Frances MacDormand, Steve Buscemi, Peter Stormare

Gênero: Policial/Drama

Duração: 1h 38 m

Ano de Produção: 1996


Sobre o Autor

Valdir Rocha
Valdir Rocha

Confessa ter um fraco por literatura e cinema, saboreia dança e também teatro, as artes plásticas costuma degustar com uma musiquinha de sobremesa, espirra algumas opiniões sobre o que vê e ouve.

3 Comentários


  1.  

    Esse filme é ótimo! Dos irmãos Cohen, certo?! Eu fiz uma música enquanto assistia ele, batizei ela de Fargo! pra quem tiver interesse: http://soundcloud.com/marcelo-zarske/marcelo-zarske-fargo




  2.  
    Dirce Bortotti Salvadori

    O filme é ótimo ! Daqueles de se assistir mais de uma vez.




  3.  
    Dirce Bortotti Salvadori

    O filme é ótimo ! Daqueles de se assistir mais de uma vez.





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.