Dica de disco: “Speak no Evil” – Wayne Shorter

1

Compositor e saxofonista, Wayne Shorter é considerado um dos mais influentes músicos do jazz moderno. Natural de New Jersey, freqüentou a NYU, onde se graduou em artes. Shorter trabalhou com grandes ícones da música como Horace Silver, Jazz Messengers de Art Blakey, Miles Davis e o brasileiro Milton Nascimento. No grupo Weather Reporter, junto com Shorter, fizeram parte os músicos Carlos Santana, Jaco Pastorius e Joe Zawinul.

Sou meio  suspeito para falar do WS, pois gosto muito de sua música, mas tem um disco dele que até hoje quando  escuto  me surpreendo, estou falando de Speak no Evil. O disco é cheio momentos um tanto quanto inspiradores, como a música “Dance Cadaverous”, segundo WS,  inspirada em uma foto de um grupo de estudantes de medicina em uma aula de anatomia.

As canções  lembram certa melancolia e suspense, como “Speak no Evil”“Wild Flower”, “Fee Fi Fo Fun” (O jargão que o gigante do João e pé de feijão falava).  A gig do disco é espetacular, Freddie Hubard (trompete), Herbie Hancock (piano), Ron Carter (baixo), Elvin Jones (bateria), vale a pena conferir.

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Speak_No_Evil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wayne_Shorter

http://www.ejazz.com.br/detalhes-artistas.asp?cd=165

http://www.amazon.com/Speak-No-Evil-Wayne-Shorter/dp/B00000I8UH


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273