Dica de disco: “Mental Jewelry” – Live

0

Live é uma banda norte-americana formada em York, Pensilvânia, em 1989 por Ed Kowalczyk, Chad Taylor, Patrick Dahlheimer e Chad Gracey. Segundo Ed Kowalczyk, o nome da banda foi escolhido por acaso. Eles colocaram vários nomes no papel, dobraram e colocaram em um boné. Live foi o nome sorteado.

Ponte entre o underground e o mainstream, o Live sempre foi respeitado, ora pelo público mais alternativo, ora pelo público pop, que conhece a banda pelos hits que frequentam rádios do mundo inteiro há mais de uma década.

live_mental_jewelry_1991Dica de disco

Sob a produção de Jerry Harrison (do “Talking Heads”), lançaram, em 1991, o primeiro disco oficial da banda, “Mental Jewelery”. Os dois primeiros singles: “Operation Spirit” e “Pain Lies on the Riverside”, alcançaram o topo das paradas norte-americanas e européias, mas com um desempenho um pouco mais tímido por aqui, talvez abafado pelo ainda enorme sucesso que o movimento grunge fazia.

Opinião de quem está escrevendo

“O álbum todo foi inspirado em escritos do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti, objeto de veneração de Ed, cuja leitura contribuiu substancialmente para as letras de 80% das canções do Live, com muitos ataques ao racismo e ao governo, além de odes à religião, família, amizade, destino e autoconhecimento, sempre de forma crítica, ora incisiva, ora velada” (som13.com.br).

Só esta citação já me instigou a procurar ouvir a banda na época que descobri o Live. Sou grande curioso quando ao trabalho do Jiddu, já havia lido seus depoimentos e visto algumas de suas palestras. Entretanto fiquei sabendo disso depois que já havia ouvido a banda. Eu só conhecia suas músicas de discos mais recentes e nunca havia ouvido seus primeiros sons. Uma vez navegando pela net, vi um post de uma jornalista sobre “Pain Lies On The Riverside”, achei que era um som novo deles, porém descobri que era do primeiro disco, achei o som muito bom, e fui atrás de procurar o disco, então descobri  a influencia de Jiddu!

Na minha opinião, o Live é muito legal, puristas e fanboys do rótulo rock’n’roll poderão me criticar, mas o Live é rock na medida certa (se é que há medida alguma para fazer música!).

E você o que anda ouvindo?

(Boas vibrações)

Fontes:rockandroll blog, wikipedia, som13


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273