Dica de disco: Largo – Brad Mehldau

1

Mehldau nasceu em agosto de 1970, em Jacksonville, Flórida. Aos 6 anos  começou a estudar piano clássico por imposição paterna, flertando mais tarde com o rock e o pop antes de se apaixonar pelo jazz. Isso aconteceu quando se mudou da Flórida para Connecticut e ingressou na banda de jazz de sua nova escola.
Em 1988, Mehldau mudou-se para New York, onde estudou com o baterista Jimmy Cobb e o pianista Junior Mance. Nesta época começou a tocar com a Cobb’s Band e com o guitarrista Peter Bernstein. Graduou-se em “Bachelor of Fine Arts” (Bacharel em Artes) em 1992.

Influências

Durante a adolescência, foi influenciado por grupos de música de sua época, tais como Steely Dan, Grateful Dead, Jimi Hendrix, além de Herbie Hancock, Charlie Parker, Brahms.
“Seu estilo mistura música clássica, rock e jazz. Mehldau vem emprestando livremente do pop e rock, fundindo composições de jazz com idéias desses gêneros e vice-versa”. (KNAEPEN)

Segundo sua biografia oficial, sua personalidade tocando forma uma dicotomia. Ele é antes de tudo um improvisador, mas ele também tem um grande fascínio pela “arquitetura formal” da música. “Esses dois lados de personalidade musical, um improvisador e outro formalista, (popular e erudito),  jogam entre si, e o efeito é muitas vezes algo como um caos controlado”. (Biografia Oficial)

O disco em questão, foi um dos primeiros que ouvi dele, teve parceria de Jon Brion na produção, e contou com os músicos Brad Mehldau (piano, vibes), Larry Grenadier (bass),Darek ‘Oles’ Oleszkiewicz (bass), Matt Chamberlain (drums), Jorge Rossy (drums), Jim Keltner (drums), Justin Meldal-Johnson (bass), Victor Indrizzo (drums & percussion), Jon Brion (guitar, guitar synth, piano percussion) .

Além da balada “When it rains”, na minha opinião uma das mais belas composições de Mehldau, vale a pena ouvir “Sabbath”, aliás, ao ouvi-la, lembrei de uma banda dos anos 70 e também sua interpretação de “Paranoid Android” do Radiohead.

Boas Vibrações!

Fonte:

http://www.bradmehldau.com

http://www.ejazz.com.br/


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).

Um Comentário


  1.  

    Segue a sugestão by Marcelo Zarske, boa tarde!





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.