Dica de disco: Dreamtime – The Cult

1

Mais uma banda que vale a pena conferir, o The Cult, que tem uma história cheia de problemas, com mudanças na formação, e outras coisas mais. Porém sua música é viva, e enérgica, (minha opinião).Rock pra se ouvir, até os dias de hoje, exato, pois os caras estão na ativa, gravando e tocando até hoje.

No fim dos anos 70, um jovem chamado Ian Astburydecidiu criar uma banda. Este foi o início do Southern Death Cult, um grupo de  rock com influências góticas e  pós-punk. Em1983, com o fim do Southern Death Cult, Ian Astbury junta-se a Billy Duffy (guitarra), Jamie Stewart (baixo) e Ray Mondo (bateria), e a banda passa a se chamar Death Cult.
Em julho de 1983, a banda lançou Death Cult, um EP com quatro canções. Em setembro do mesmo ano, Ray deixa a banda para dar lugar a Nigel Preston. Com o novo baterista, o Death Cult lança em outubro de 1983 o single God Zoo.

Em uma sexta-feira, (13 de janeiro de1984), antes de fazerem um programa de TV, Ian decide que a banda passaria a se chamar The Cult, retirando, assim, a conotação “gótica” da banda. Astbury justificaria assim esta mudança: “nós somos mais vida do que morte”.

O álbum de estreia, Dreamtime de 1984, (o qual recomendo neste post), mostrava uma banda muito eclética e pouco convencional. Na época, as revistas americanas classificaram o Cult como “muito gótico para o público em geral, muito heavy metal para os góticos e muito progressivo para os punks”. Mas isso é o que críticos falam, o lance é ouvir o disco. Cheio linhas de guitarras com efeitos, e bem trabalhadas, (minha opinião), o vocal é forte, diferente e cheio de atitude. Uma curiosidade, Astbury, foi convidado para fazer parte do revival do The Doors, pelos próprios membros remanescentes.

Ouçam o disco todo. Vale muito a pena.

Abraço, boas vibrações!

Fonte:

http://thecult.us/main/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dreamtime


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273