Dica de disco: Doolittle – Pixies

0

O disco sugerido neste post é “Doolittle” da Banda Pixies. Ele tem uma das suas musicas mais populares da banda: “Here comes your man”. Escutei Pixies pela primeira vez, por influência de um primo, a coletânea, “Death to the Pixies”. Confesso que pirei. Um vocalista sem pose de galã, uma mulher “cantandando”, tocando baixo, riffs “pentatônicos”.  O som deles chega quase a ser bizarro, e é cheio de coisas estranhas, mas é muito bom. Bom, essa é minha opinião.

O Pixies é uma banda norte-americana de rock alternativo formada em Boston, Massachusetts em 1986, por Black Francis (guitarra/voz), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo/voz) e David Lovering (bateria). A sua música foi muito influenciada pelo punk e surf rock, e embora fosse bastante melódica, também era capaz de conter material mais pesado. Francis era o principal compositor e vocalista do grupo. Geralmente escrevia letras enigmáticas sobre temas pouco comuns, como OVNIs e o surrealismo. Em suas músicas são feitas diversas referências à instabilidade mental, imagens bíblicas violentas, violência física e incesto.

A banda é freqüentemente catalogada como pioneira do rock alternativo do início dos anos 90. Uma personalidade da música que se revelou fã assumido da banda, Kurt Cobain, (Nirvana) declarou certa vez que tudo que ele queria é ter uma banda que pudesse soar como o Pixies.

Voltando ao album Doolittle, recomendo ouvir o disco todo, com ênfase nas musicas:

Hey

Dead - a bizzarra, mas muito boa

Monkey gone to heaven – que ficou famosa por fazer alusões ao numero da besta

Debaser – A letra é baseada num filme surrealista francês de Luis Buñuel e Salvador Dalí, chamado “Un chien andalou”. O título faz referência ao fato que o filme degrada a moralidade e os padrões de arte, segundo Black Francis.

Você pode ouvir  todas as músicas do album Doolittle do Pixies nessa playlist no youtube.  Boas vibrações para todos!


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273