Dica de disco: Blue Öyster Cult

0

Sabe aquelas bandas que você nunca ouviu falar, mas quando para pra ouvir, pensa “como não conheci isso antes!”, pois bem, Blue Öyster Cult é uma delas!

A Banda foi formada no final dos anos 60 e está em atividade até hoje. Mais do que apenas uma banda de heavy metal americana igual a tantas outras da época, o BÖC, destaca-se por suas letras e temáticas baseadas em literatura de horror e ficção científica, inspirada por escritores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King. As músicas giram em torno de monstros lendários, maldições, vampiros e ocultismo.

A formação original contava com Les Bronstein (vocal), substituído depois por Eric Bloom, Donald Roeser (guitarra), Alan Lanier (teclados), Andy Winters (baixo), Albert Bouchard (bateria). Curiosamente as composições e produção dos shows da banda desde o início eram responsabilidade de outras duas pessoas, Richard Meltzer e Sandy Pearlman (crítico de rock responsável por cunhar o termo heavy metal, produtor também do The Clash e Dictators).

O álbum de estréia da banda, homônimo, lançado em 1972, não impressionou crítica nem público, resultado repetido pelos dois lançamentos que se seguiram. Apenas com “Secret Treaties” (1973) subiram às paradas. O primeiro grande hit viria apenas em 1976 com a música “Don’t Fear The Reapper” do álbum “Agents of Fortune” que foi incluído na trilha sonora do clássico cult movie “Halloween”. O maior hit da banda estourou em 1981: “Burning for You”, do álbum “Fire of Unknow Origin”.

Porém o disco de estreia é cheio de coisas legais, pois mostra a banda, antes de qualquer hit de cunho comercial! No primeiro álbum recomendo: “Transmaniacon MC”, “Screams”, “She as Beautiful as a foot” e “Redeemed”.

Lado A
# Título Duração
1. “Transmaniacon MC” 3:21
2. “I’m on the Lamb But I Ain’t No Sheep” 3:10
3. “Then Came the Last Days of May”   3:31
4. “Stairway to the Stars” 3:43
5. “Before the Kiss, a Redcap” 4:59

 

Lado B
# Título Duração
1. “Screams” 3:10
2. “She’s as Beautiful as a Foot” 2:58
3. “Cities on Flame with Rock and Roll” 4:03
4. “Workshop of the Telescopes” 4:01
5. “Redeemed” 4:01
Duração total:
36:57

Boas vibrações à todos!

Fonte: wikipediablueoystercult

 


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273