Dica de Arte “na lata”

4


E aí galera, hoje não vou falar sobre disco, ou show algum. Porém minha dica tem muito a ver com música, principalmente para os músicos que tem o maravilhoso instrumento guitarra, como ferramenta.

Há algum tempo atrás, estava bisbilhotando num site de compras, quando me deparei com um trabalho um pouco diferente, um pedal para guitarra dentro de uma lata de sardinha:  “OMG”.  Adriano Engel era o nome do cara. Entrei em contato com ele, e encomendei um pedal de tremulo, muito legal!

Um pouco sobre o artista:

O analista de sistemas e músico gaúcho Adriano Engel decidiu que era possível transformar uma lata de aço de sardinha em um pedal de guitarra. Não só conseguiu como transformou a ideia em negócio. Hoje, coloca à venda suas criações, feitas com latas de sardinha, atum e até de patê, à venda em sites na internet. “Comecei a brincar com latas nos anos 70”, explica Engel. “A ideia do pedal surgiu quando eu estava com um circuito pronto, mas não tinha um case. Utilizei primeiro uma lata  de atum, depois uma de sardinha”, justifica Engel, sobre sua arte.

Desde então, as latas se tornaram objetos de culto por guitarristas  pelo país. A equipe da roqueira Rita Lee encomendou, no ano passado, algumas peças a Engel como presente de aniversário a João Carlini, membro da sua equipe técnica  e irmão do guitarrista Luiz Carlini, que durante anos a acompanhou . Em 2008, um festival reuniu em Brasília apenas bandas de rock que utilizam as peças produzidas por Engel. Todo o trabalho desenvolvido por ele é artesanal. Isso faz com que os pedais sejam únicos, feitos sob encomenda.

Hoje, ele já contabiliza 14 tipos diferentes de efeitos para guitarra produzidos por ele. “O aço é a grande sacada. Já vem pintadinho do supermercado. Vendo tanto para o músico profissional quanto para o colecionador e também para o músico que não tem dinheiro para equipamentos mais caros”, informa.

Enfim, além do pedal de tremulo, possuo um fuzz (na lata), e alguns amigos músicos tem outros ótimos pedais também. É um grande prazer poder divulgar o trabalho desse brasileiro, que assim como outros,como Marcos Rosa (luthier e amigo meu), Leandro Almeida (um ex-aluno da escola que trabalho, que constrói cajons), fazem um trabalho verdadeiramente artístico, e ainda nos beneficiam com aqualidade de seu trabalho.

Boas vibrações!

Fonte:
http://www.engel2000.0nyx.com/


Sobre o Autor

Marcelo Zarske
Marcelo Zarske

Músico, professor e empresário na Escola Som Maior em Campo Mourão (PR), fotógrafo, blogueiro, contador, e pedagogo. Integrante de várias formações musicais, estuda guitarra, MPB/Jazz no Conservatório Musical Carlos Gomes em Tatuí (SP).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273