Curiosidades sobre o Rock

Quer saber como algumas bandas de rock se inspiraram para criar seus nomes? Na verdade nem todas tem muitas explicações sobre isso, algumas acharam nomes ao acaso, outras aceitaram sugestões de amigos ou empresários. Leia e quem sabe você também pode encontrar inspiração para montar uma banda com nome apropriado à sua curtição.

 

 

Rolling Stones

Rolling Stone era o nome de um blues de Muddy Waters, ídolo do guitarrista Brian Jones, que decidiu usar para a banda o nome da música ( cuja letra dizia que “pedra que rola não cria musgo”). O ‘g’ veio depois, pela insistência de um empresário a favor do inglês correto.

 

 

 

Beatles

Muita gente queria saber a origem do nome da banda, mas sempre Paul McCartney inventava uma história diferente.  O nome foi sugerido por Stuart Sutcliffe, primeiro baixista da banda. Stu era admirador da banda Crickets (grilos) de Buddy Holly e sugeriu o nome The Silver Beetles (besouros prateados), depois abreviado para apenas Beetles. Lennon sugeriu que usassem Beatles ao invés de Beetles como uma referência a “beat”, que significa batida ou ritmo.

 

 

Foo Fighters

Seu nome é uma referência ao termo “foo fighter” usado pelos pilotos americanos que viam bolas de fogo enquanto sobrevoavam a Europa. Pois “foo” era o jeito americano de dizer as palavras francesas feu (fogo) ou fou (louco).

 

 

 

Ramones

Os Ramones tiraram o nome da banda de um pseudônimo usado por Paul McCartney quando dava entrada nos hotéis em seu período no Beatles: Paul Ramone.

 

 

 

Killers

O Killers tem esse nome por causa da banda ficcional que o New Order apresentou no vídeo do single “Crystal”, de 2001.

 

 

 

 

Motörhead

Lemmy Kilmister que integrava a Banda HawKwind, decidiu montar sua própria banda com os bateristas Lucas Fox e Larry Wallis, chamando esta nova banda de Bastards, em seguida mudando o nome para Motörhead (uma gíria americana usada por viciados em anfetaminas).

 

 

 

Sex Pistols

Este nome surgiu pela ideia do empresário da banda, que se inspirou na sua butique de roupas, a Sex, acrescentando a palavra “pistola” para dar uma conotação mais fálica ao nome.

 

 

 

 

Capital Inicial

O nome da banda de Brasília não tem nada a ver com a capital federal. É que, como os músicos do grupo cantavam em festas e baladas só de brincadeira, não tinham dinheiro para começar uma carreira profissional. Ou seja, faltava o “capital inicial”.

 

 

 

Paralamas do Sucesso

A banda de Herbert Vianna poderia se chamar As Plantinhas da Mamãe ou As Cadeirinhas da Vovó – pois o grupo ensaiava na casa da avó do baixista Bi Ribeiro. Foi ele que teve a idéia de mudar para Paralamas, todos concordaram que era curioso e ridículo ao mesmo tempo.

 

 

 

AC/DC

Quem inventou o nome foi a irmã de Angus e Malcolm, Margaret. Aparentemente ela achou a sigla em um aspirador de pó, e pensou que combinava com a banda ( AC/DC queria dizer corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria de bissexualidade, mas já era tarde.

 

 

 

Kiss

Segundo a própria banda o nome quer dizer exatamente isso: beijo (kiss). Porém grupos evangélicos e tradicionalistas, afirmam que este nome é uma sigla para Knights in Satan´s Service ou Kids in Satan´s Service ou Keep it Simple Stupid.

 

 

 

 

Queen

Nenhum dos componentes da banda conseguiu dizer com clareza o que significa. Porém, supõem-se que pode haver alguns motivos, como : muitas bandas colocavam King no nome, então por inovação resolveram colocar Queen, também porque este é um nome de fácil pronuncia, soa bem e é conhecido em vários países.

 

 

 

Pink Floyd

Pink Floyd não foi o primeiro nome da banda. Antes foram conhecidos por Sigma 6, T-Set, Megadeaths, Abdabs e The Pink Floyd Sound. Este nome é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.

 

 

 

Metallica

Lars roubou o nome. O “Mr. Metal” de San Francisco, Ron Quintana, estava prestes a lançar um fanzine de heavy metal e tinha alguns nomes à sua escolha. Ele pediu sugestões ao amigo Lars sobre suas opções.  Após ouvir o nome “Metallica”, Lars rapidamente sugeriu um nome diferente e tomou “Metallica” para a sua banda.

 

 

 

30 Seconds to Mars

Navegando pela internet, os irmãos Jared e Shannon Leto encontraram um artigo de um professor de Harvard sobre o futuro da tecnologia e da espécie humana. Uma das subseções se chamava “A 30 Segundos de Marte”. Eles curtiram a possibilidade de estarem tão próximos de outro planeta e batizaram a banda com o título.

 

 

 

Fontes

www.rockformations.net

www.allmusic.com


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273