Como surgiu o country clube

Ano de 1966, Campo Mourão havia sido escolhido o “Município Modelo do Paraná”. O prefeito Milton Luiz Pereira vivia às voltas com a necessidade de construir na cidade a infraestrutura necessária para atender a expansão populacional, que já surpreendia. A oferta de lazer também era pequena e, para Milton Luiz Pereira, seria sonhar demais e com o impossível: transformar o assunto em projeto e desenvolvê-lo com dinheiro do orçamento que a prefeitura tinha na época. Mas fora do gabinete do Paço Municipal, um grupo de moradores iniciava a busca da solução: iria erguer um clube social sem pressa de concluí-lo.

Foi numa manhã de domingo, no escritório do corretor de imóveis José Antônio Rossiter Nascimento, que o Country Clube de Campo Mourão foi fundado. A reunião contou com a presença de Arthur Kuniyoshi, José Luiz Tabith, Germano Taple, Aramis Meyer Costa e Ivo Mário Trombini.

Inicialmente a comercialização de 110 títulos gerou dinheiro suficiente para a infraestrutura mínima, no terreno que seria comprado do médico José Carlos Ferreira.

Uma pequena piscina e um campo de futebol suíço foram as atrações que levaram as pessoas ao local por algum tempo, enquanto outras, inscritas como sócios, aguardavam a construção de novas obras que acabaram por surgir nas décadas seguintes à da fundação.

Na época, o presidente José Luiz Tabith procurava compensar a escassez de obras, falando do projeto de construção de uma piscina, que o clube somente ganharia três anos depois e que, quando chegou, foi a maior novidade. Cada presidente que assumiu o cargo no Country sempre encontrou pela frente um volume expressivo de trabalho para realizar.

O Country Clube de Campo Mourão é uma sociedade civil de duração indeterminada, sem finalidade econômica, política e religiosa. Objetiva congregar seus associados com atividades culturais, esportivas, sociais, recreativas e educacionais, conforme os estatutos, e é formado por sócios de diversas categorias, sendo administrado pela assembleia geral, conselho deliberativo e diretoria.

O clube social mais antigo de Campo Mourão e da região Noroeste do Paraná é o Clube Social 10 de Outubro, fundado em 29 de abril de 1951, tendo como primeiro presidente o capitão Renato Romeiro Pinto de Mello. Por outro lado, em 9 de setembro de 1951, era fundada com grande e solene sarau dançante a Sociedade Operária e Beneficente 1º de maio, que já está extinta, assim como o terceiro a ser formado, o Clube Recreativo Mourãoense, fundado em 29 de julho de 1965, que teve sua sede social inaugurada em 14 de novembro do mesmo ano.


Sobre o Autor

Jair Elias dos Santos Júnior
Jair Elias dos Santos Júnior

Licenciado em História. Membro do Círculo de Estudos Bandeirantes.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.