Juma Rock’n’Roll Radio!

0

Ele cresceu entre músicos, se apaixonou pelo rock’n’roll depois de ouvir Beatles e tem uma rádio rock online que tem ouvintes ao redor do mundo. Conheça um pouco da história de Juma e sua webradio.

Dos 8 irmãos de seu pai, 7 eram músicos. Ele próprio também tomou gosto pelos instrumentos musicais e aprendeu a tocar acordeon e violão. Mas ao escutar Helter Skelter, música do álbum The Beatles ou “Álbum Branco”, de 1968, dos Beatles, sua vida mudou. A partir daí o engenheiro agrônomo João Marcos Durski, o “Juma”, decidiu que sua vida seria rock’n’roll.

Juma Rock'n'Roll Radio!A ideia de montar a rádio veio quando ele notou que as rádios web tocavam de tudo, com uma qualidade duvidosa. Foi então que decidiu fazer sua própria. “Escutei centenas de rádios de rock, webradios e notei que tocavam coisas boas e, ao mesmo tempo, tocavam músicas ruins. Decidi levar à web, músicas do rock clássico, que é a minha praia”, afirmou. Então, em fevereiro de 2010, nasceu a Rádio Rock do Juma (http://blogdojuma.blogspot.com.br).

Desde o seu lançamento a rádio conseguiu conquistar um público fiel, chegando ao pico de 700 visitantes por dia. Mas segundo Juma, hoje em dia a média é de 200 por dia, sendo que muitos ouvintes são de países berços do rock, como a Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Noruega, Canadá, Estados Unidos, Japão, Austrália, entre outros, passando dos mais de 30 países, sendo uma ótima forma de divulgar a cidade de Campo Mourão pelo mundo. Segundo ele, a maioria dos visitantes é roqueira, ou pessoas que visitam o site para ler as matérias que tratam de assuntos relacionados à música ou à cidade de Campo Mourão.

Além dele, o blog conta com colaboradores, como Girlene Jacob, mourãoense, que mora em Querência – MT, a carioca Marcia Amorim, o músico Luiz Domingues e Melissa Mel Panceri, que sempre quando podem ajudam o blog.

Uma curiosidade, quando se está no blog, são as imagens de um guitarrista cabeludo de plano de fundo, além dos vários posts dedicados a ele: Rory Gallagher. Um multi-instrumentista e compositor irlandês, que fez muito sucesso nos anos 70 com um blues rock bem elaborado, que é o músico preferido de Juma, tanto que ele fez questão de sair nas fotos desta edição com a estampa do músico. “Já toquei 1 ano somente músicas dele, para mim é o melhor músico que já existiu”, afirma.

A falta de patrocinadores ainda não é um problema, pois ele está conseguindo manter a rádio com recursos próprios, mas lamenta: “acredito que algumas pessoas, inclusive empresários, não sabem da força da internet, bem como a fama internacional da rádio”. Mas, ao encontrar pessoas desconhecidas a perguntarem sobre a Rádio Rock do Juma, ele se alegra. “É uma das gratificações de manter uma webradio de Rock”.

Como um dos objetivos da rádio é divulgar a cidade, ele espera mais apoio do poder público. “A Prefeitura e os políticos não têm noção do quanto divulgamos Campo Mourão mundo afora, afinal, eles não têm obrigação de saber ou dar atenção a isso. Uma pena!”, queixa-se.

Entre os louros dessa luta árdua, que é a de manter de forma autônoma uma rádio web, vieram alguns prêmios como forma de reconhecimento de todo o trabalho. No ano de 2011, no prêmio Top Rádio Brasil 2011, conseguiu o primeiro lugar na categoria rock, e terceiro lugar no geral. No prêmio Top Rádio Brasil 2012, conseguiu novamente o primeiro lugar na categoria rock. Outro fato que ele comemora são os seguidores do seu blog. “Atualmente temos 655 seguidores, e o considero um dos blogs mourãoenses mais visitados”, disse.

Seja pelo blog, ou perfis nas redes sociais, o Blog do Juma oferece ao visitante um pouco da história de Campo Mourão, com uma trilha sonora escolhida a dedo pelo administrador: o bom e velho rock’n’roll!

Fotografia: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273