10 melhores álbuns de estreia de bandas de rock

1

No mês de agosto, o site Ultimate Guitar consultou os seus visitantes sobre os melhores álbuns de estreia de todos os tempos, sendo uma das pesquisas mais populares de todos os tempos. Enquanto muitas bandas demoram três, ou até quatro álbuns para acertar a carreira, alguns artistas conseguiram fazer parte da história da música, com o primeiro disco. Você pode até não gostar das bandas, mas não se pode negar que os lançamentos conseguiram impactar fortemente a cultura popular em sua época. Confira os resultados:

 

10. System of a Down – “System of a Down”

Antes de 1998, o nu-metal era propriedade de Ross Robinson e seu trabalho com o Korn . Mas em meio a tudo isso, o System of a Down entrou de cabeça no meio e marcou presença em meio a um novo gênero que então surgia de uma forma nova e maluca, como só uma banda de metal poderia ser.

 

9. The Beatles – “Please Please Me”

É inútil negar o legado que os Beatles deixaram na história da música em todo mundo, além de que é muito justo afirmar que a banda abalou os alicerces da música pop com o seu disco de estreia. Antes deste álbum, artistas e compositores eram duas coisas muito diferentes; os Beatles estavam entre os primeiros a fazer o mundo vê-los como uma mesma coisa.

 

8. Jimi Hendrix Experience – “Are You Experienced?”

Jimi Hendrix estava fazendo todos os tipos firulas no metrô de Londres antes de gravar este álbum de estreia, que junto com a colaboração do produtor Chas Chandler conseguiu trazer novas ideias para o rock na fita. Junto com seus companheiros de banda, o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding, Hendrix inventou a sonoridade mais desprezível do rock até hoje.

 

7. The Doors – “The Doors”

O The Doors assinou originalmente um contrato com a Columbia para gravar esta estreia, mas encontrou dificuldades para garantir um produtor e mudou-se para Elektra, onde eles finalmente encontraram produtor, Paul Rothchild e o engenheiro de som Bruce Botnick , que ajudou a moldar as suas gravações atemporais.

 

6. Alice in Chains – “Facelift”

Com o primeiro álbum grunge a conseguir um disco de platina, o Alice in Chains se preparou para cavalgar a onda grunge dos anos 90, que eles foram um dos co-inventores. O que é mais surpreendente é que o baterista Sean Kinney teria registrado todas as suas partes com uma mão quebrada.

 

5. Metallica – “Kill ‘Em All”

O Metallica continuou a ser uma das bandas mais “metal” em sua existência, mas este álbum quase não era para ser. As tensões na banda após a saída do guitarrista Dave Mustaine (que foi substituído por Kirk Hammet) poderia atrapalhar tudo, mas passou a ser o registro definitivo de um disco de thrash metal. A contribuição de Mustaine nas primeiras canções ainda foi creditado, e ele passou a formar o igualmente influente Megadeth.

 

4. Guns ‘N Roses – “Appetite for Destruction”

Em um mundo onde glam rock e hair metal estavam se tornando uma paródia sem graça de si mesmos, o Guns ‘N Roses foi uma adição bem-vinda para o cânone do estilo. Eles eram jovens, impetuosos, usavam jeans rasgados e o melhor de tudo fez com que o rock chegasse onde nunca tinha chegado antes. Foi uma colaboração de grandes mentes, e até hoje lembra-nos da grande formação original que o G’N’R teve.

 

3. Pearl Jam – “Ten”

O álbum de estréia do Pearl Jam foi um disco lento, pois não decolou da mesma forma que os seus companheiros do grunge. Mas em 1992, o boca a boca e as rádios universitárias ajudaram a empurrá-lo para o número dois nas paradas da Billboard, e chegou a impressionante de 10 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, colocando seus membros, como Stone Gossard e Eddie Vedder entre os músicos mais respeitados rock moderno.

 

2. Led Zeppelin – “Led Zeppelin”

Diga o que quiser sobre as partes copiadas descaradamente do blues negro neste disco, o resultado final é um triunfo. Quer se trate das batidas de John Bonham, dos vocais crescentes de Robert Plant ou dos licks atemporais de Jimmy Page na guitarra, há algo para todos neste álbum do Led Zeppelin.  Ou se você preferir vá ouvir uma gravação antiga com ruído, de onde Page supostamente roubou os riffs. Vamos estourar o volume no máximo com esta incrível disco de rock.

1. Rage Against the Machine – “Rage Against the Machine”

O rap e o metal podem não ter conseguido uma boa combinação em muitos exemplos da música, mas uma banda, mais do que qualquer outra, mostrou como poderia ser, não apenas um estilo original do rock, mas uma força explosiva e politicamente carregada que ecoam por décadas. Passaram-se 20 anos desde que este álbum foi lançado e ainda assim ele parece que foi gravado ontem. Talvez por isso ele ainda consiga ressoar com a angústia da juventude carregada de hoje, acostumada com as dificuldades.

 

E você concorda com as escolhas? Deixe nos comentários a sua opinião. Compartilhe e curta!


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes


Um Comentário


  1.  

    Em alguns casos os primeiros são sempre os melhores!





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.