Moda: paixão e vocação

9

Ana Flávia Hermógenes SilvaQuando se faz uma escolha profissional, o objetivo é assim que terminar o curso, atuar ativamente na profissão. A estilista Ana Flávia não teve tempo para isso. No meio da faculdade ela conseguiu a oportunidade e batalhou até se estabelecer como estilista responsável por uma marca.

A estilista mourãoense Ana Flávia Hermógenes Silva sempre gostou de moda, mas a princípio, ela não pensou em fazer isso pela vida toda. Até que um dia, segundo ela, teve uma revelação. “Cresci num ambiente de igreja, e um dia me disseram que Deus havia revelado que eu ia fazer moda. No dia seguinte eu já estava apaixonada por moda. Pra mim foi uma experiência de Deus”, revelou.

Aos 17 anos, ela entrou no curso de Moda, numa faculdade em Maringá, quando se mudou para lá, pois achava muito difícil viajar todo dia. Lá ela trabalhava numa loja de jeans em um shopping. Foi quando surgiu a vaga de estágio em Campo Mourão, onde aos poucos ela foi sendo promovida. “Fiquei 5 meses como estagiária, depois como auxiliar de estilista e agora estou como estilista”, comemora.

No começo ela ficou com receio de não pertencer ao mundo da moda, devido ao modo de se vestir de outras alunas do curso. “No primeiro ano eu olhava as meninas com uma realidade diferente da minha e pensava que não tinha nada a ver com esse mundo. Mas com o tempo tudo foi se encaixando e agora não me vejo fazendo outra coisa”, afirmou.

Como estagiária, ela lembra que tinha que fazer de tudo um pouco: alinhavar, pregar botão, aviamentar peça. Depois, como estilista, o trabalho envolve mais pesquisas, informações, pois, para criar uma nova coleção, é preciso ter referências, não só do mundo da moda, mas também de música, cinema, fotografia, entre outras.

E como funciona essa pesquisa? Tudo começa pela internet, em sites como o Pinterest, Tumblr, We Heart It, além de sites de moda e blogs de pessoas influentes. Durante a fase da pesquisa, também são analisados muitos looks na moda de rua, o street style. “Depois da pesquisa a gente faz o desenho em um programa na fábrica (Audaces), daí vai pro processo de modelagem, costura, corte e lavanderia. Por último fazemos a aviamentação da peça pra ir pra loja”, ponderou.

Desde 2011 ela é a estilista responsável pela marca Área Restrita, que vem crescendo bastante nos últimos anos. A loja conta com loja própria em 4 estados, tendo dobrado a produção recentemente. Durante os poucos mais de dois anos e meio que ela trabalha na fábrica, ela viu a empresa crescer com ela e uma fonte de realização. “Me sinto super realizada, pois já trabalhava com isso antes de terminar a faculdade”, disse. Além de Ana Flávia, a marca conta com uma estilista auxiliar e uma assistente.

E graças ao bom trabalho desenvolvido, ela começou a ser chamada para viajar aos países referência da moda junto a outras estilistas. No ano passado ela foi para Barcelona, Milão, Londres e Paris, chegando a estar em Londres na semana de moda. Ela explica que lá eles não podem entrar nos desfiles, mas podem entrar no local onde eles acontecem, visitando stands de várias marcas e acompanhando a correria de uma semana de moda. “Só de estar lá já foi um show pra gente. O pessoal se veste de um jeito muito diferente, você fica espantada de como as pessoas levam isso a sério. Eles se preparam o ano inteiro para estar lá, ser fotografado, aparecer em sites internacionais”, se surpreendeu.

Em novembro ela foi para os Estados Unidos, onde visitou Manhattan, Nova York, onde estão as principais lojas de roupas, e Miami. “A gente vê tanto o pessoal da rua quanto o que as lojas vendem. Faz parte do projeto de pesquisa para o Inverno 2014 que já comecei a desenhar, e como lá está frio, já vemos o que vai ser usado por aqui”, ressaltou. E no próximo ano já estão programadas várias viagens, sendo que a vaga dela está garantida, pois é a única do grupo que fala fluentemente o inglês. “E eu aprendi inglês com filmes. Meu pai, o Romeu Hermógenes, tem uma videolocadora. Via filmes repetidos com a legenda em inglês até aprender (risos)”, se diverte.

E o trabalho não para por aí. Ela tem muitos projetos para realizar, agora que terminou a faculdade e vai ter tempo livre. “Além do meu trabalho, quero administrar um blog sobre moda e viagens. Também tenho muitos planos para a marca continuar crescendo, pois é um meio que posso explorar a criatividade e aprender mais sobre eu mesma. Desde pequena tinha o sonho de morar numa cidade grande e viajar o mundo inteiro. Ao menos agora já estou conseguindo viajar”, concluiu.


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes


9 Comentários


  1.  
    Lilian Paes

    Parabéns linda pelo sucesso e que venha muito mais!!!!




  2.  

    Parabénssss, Deus é fiellllllll




  3.  

    Parabénssss, Deus é fiellllllll




  4.  
    Adriana Liz

    meu orgulho…meu super orgulho alias minhas 3 filhas sempre foram meus orgulhos…que eu amo tanro…..aii obrigada meu DEUS..




  5.  
    Adriana Liz

    meu orgulho…meu super orgulho alias minhas 3 filhas sempre foram meus orgulhos…que eu amo tanro…..aii obrigada meu DEUS..




  6.  

    Porra prima vc ta foda hein.. Vc merece, que orgulho pra familia… Saudades




  7.  
    Ulisses

    Parabéns, Ana! E isso é só o começo! Bjo





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.