Moda corporativa: o uniforme informa

Todo consumidor conhece a situação desagradável de entrar em uma loja e pedir informação a um cliente, achando que ele era funcionário do estabelecimento. Ou o inverso, ser confundido com um colaborador. Uma solução simples e que agrega valor à marca da empresa é a uniformização.

Por menor que seja seu estabelecimento, o uniforme é um item essencial. Além de informar, evitando confusões e a escolha de roupas inadequadas pelos funcionários, ele transmite profissionalismo, organização, segurança, união, respeito ao consumidor e confiança. Torna-se um diferencial no atendimento e fortalece a imagem da marca na memória do consumidor.

A falta desse item pode formar no consumidor uma imagem negativa sobre a qualidade dos produtos da loja, influenciando diretamente na decisão de compra. O uniforme contribui para a identidade visual da organização, uma vez que carrega seus elementos gráficos principais.

É importante, também, consultar o público interno da empresa para decidir as tecnicidades das roupas (modelo, tecido, cor etc.). Uniformes muito exagerados tendem a desagradar não só aos clientes, mas aos funcionários, reduzindo sua motivação e produtividade. O cuidado com a limpeza das peças é essencial, principalmente nas roupas de cor clara.

Outro elemento que pode influenciar na decisão de compra e gerar empatia na relação do consumidor com a marca é o crachá. O cliente se sente mais confortável podendo chamar o funcionário pelo nome. Da mesma forma, o colaborar chamar o consumidor pelo nome reflete confiança, respeito e exclusividade, mas esse é um assunto para outro post.

No ano passado a loja Imaginarium produziu novos uniformes, em homenagem ao aniversário de 20 anos da empresa. Conhecida por suas belas vitrines e o design interativo de seus produtos, a marca mostra o respeito com os funcionários através de diversas ações de comunicação interna.

Na divulgação das roupas através do blog oficial, a Imaginarium acrescenta que “não é tarefa fácil escolher uma peça que vai acompanhar centenas de pessoas todos os dias, várias horas por semana e que ainda tenha a cara da nossa marca, né? Tem que ser uma peça especial. (…) Foram meses de preparação, de testes, de pesquisa… de provas, de ajustes, de reuniões, ufa!”. A equipe do Visual Merchandising da marca fez até um vídeo ensinando nove maneiras diferentes de amarrar o lenço (um dos elementos do novo uniforme feminino) no pescoço.

Confira as peças:



Fontes:

Universidade Martins do Varejo – http://umv.com.br/

Blog Imaginarium – http://imaginarium.com.br/blog/


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273