A moda em miniatura

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A moda infantil, durante toda a história da indumentária, sempre foi uma cópia, em miniatura, das roupas dos adultos. Só no final do século 19, devido ao lazer dos banhos de mar, surgiu uma moda própria de criança, para crianças: a tão clássica roupinha de marinheiro. No século 20 essa idéia foi relida e readaptada e a prova disso está em todo álbum antigo de família, naquelas fotos em preto e branco da infância dos nossos pais e avós.

Na atualidade, o mercado de vestuário infantil expandiu tanto que já representa 29% de tudo que é confeccionado no Brasil. As crianças da geração Z vêm ganhando voz ativa junto aos pais e, cada vez mais, essas manifestações interferem nas decisões da família. Na contemporaneidade, a estrutura familiar vem sofrendo modificações, as crianças são ouvidas, têm mais liberdade de escolha e, como conseqüência, o mercado de moda procura atender esse público, que possui gostos e desejos diferentes dos adultos.

Geralmente, a partir dos três anos de idade, crianças conhecem logotipos e marcas e já começam interferir no processo das compras de suas próprias roupas, embora ainda sob os cuidados e aprovações dos pais. Os pequeninos são muito influenciados por vitrines, coleguinhas, televisão, etc. e o que mais chama a atenção deles são as cores e o uso de personagens pelas marcas.

Lembra da lindinha filha (foto 1) do ator Tom Cruise?  Com apenas cinco anos, ela já foi eleita uma das “mulheres” mais bem vestidas do mundo, deixando para trás até Sarah Jessica Parker. E pensando nessa nova galerinha moderna – que já faz parte de redes sociais, possui celular, consome produtos eletrônicos, está cada vez mais exigente e sabendo o que quer – a moda está tão democrática.

Para o verão 2012, as passarelas mostraram modelagens confortáveis, amplas, volumosas e com muito charme. Uma mistura de inspirações com o campo, viagens e mar, com o visual casual e urbano. Estão em evidência materiais como o linho, rendas, brodie, além de superfícies acetinadas e transparentes. Na estamparia, os destaques são para os laços, corações, florais e tie-dye, para as meninas. A alfaiataria nunca esteve tão forte, principalmente na cor branca, muito vista também em modelos de calças sarouel e cropped (com a barra encurtada ou virada).

Já os calçados aparecem bem abertos e trabalhados, mas também em versões mais fechadas e com um visual robusto (foto 2). As cores são vivas, muito metalizadas e em contraste com os terrosos e brancos. Para finalizar o look do baixinho, os acessórios fazem toda diferença e vêm cheios de estilo para o verão 2012. Os destaques são para três peças que, além de adornar, ajudam a proteger as crianças do sol: chapéus, óculos e lenços (fotos 3 e 4).

E agora, com tanta novidade e peças lindas, como resistir àquela carinha de “compra pra mim, mãe”?


Sobre o Autor

Joseane Larissa
Joseane Larissa

Bacharel em Moda - UEM. Produtora e Designer de Moda.

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