Santa Catarina : Território de Belezas e Contrastes

Mourãoense e morador em Santa Catarina, o biólogo Rodrigo Pasquini, colaborador de Metrópole dá umas dicas sobre um dos Estados mais procurados para a férias de verão, Santa Catarina. Dicas de entretenimento para quem está de malas prontas e ainda não concluiu o roteiro de viagem. Confira e divirta-se!

A multiplicidade de paisagens, etnias e culturas faz de Santa Catarina um dos mais fascinantes Estados do Brasil. Esta diversidade se expressa nos traços arquitetônicos, nas tradições gastronômicas e nas diferentes formas de viver do povo catarinense que concilia a simplicidade de cidades interioranas com a agitação de movimentados centros urbanos.

Em 560 quilômetros de costa, há mais de 500 belíssimas praias. No interior paisagens rurais, núcleos urbanos e uma natureza exuberante: montanhas, vales sinuosos, rios e cachoeiras escondidas na Mata Atlântica.

O mapa turístico de Santa Catarina é dividido em nove regiões que reúnem destinos de características peculiares e inúmeros atrativos paisagísticos, arquitetônicos e culturais: Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar, Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Vale do Contestado, Grande Oeste, Serra Catarinense, Encantos do Sul e Caminho dos Cânions.  Vamos conhecê-los um pouco?

Costa Verde e MarCosta Verde e Mar

Praias de águas transparentes e recantos com vegetação nativa preservada contrastam com balneários de vida noturna intensa e áreas de lazer onde reinam diversão e aventura. A cidade portuária de Itajaí é o centro econômico e geográfico da Costa Verde e Mar. Abriga o maior terminal pesqueiro do Brasil e um píer exclusivo para atracação de transatlânticos turísticos.

Praia BravaÉ nesse município que fica a Praia Brava, uma das mais famosas e movimentadas do estado. Também chamam a atenção dos visitantes os faróis que orientam as manobras de navios e os molhes da barra, por onde transitam embarcações de grande porte que entram e saem do porto.

Voltada para o mar e com grande extensão de praia, a cidade de Navegantes conta com aeroporto internacional, terminal portuário e estaleiros de construção e reparo naval.


Balneário Camboriú
é o local que recebe o maior fluxo turístico em Santa Catarina durante o verão e a mais agitada da Costa Verde e Mar. Bares, restaurantes, boates e danceterias oferecem inúmeras alternativas de diversão.

A cidade faz divisa com Itajaí e com a Costa Esmeralda, encantadora parte desse território formada pelos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. A Rodovia Interpraias, que liga o município a Itapema, permite o acesso a belas praias (Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho), que compõem um cenário deslumbrante.

Balneário de PiçarrasTambém integram a região as cidades de Penha, onde funciona o parque Beto Carrero World e Balneário Piçarras, que oferece boa estrutura para esporte náuticos, natureza bem conservada e intensa vida noturna.

O complexo turístico Morro do Careca está localizado no extremo norte de Balneário Camboriú, envolvendo a Praia Brava e a Praia do Buraco. É composta por mirante, área de decolagem para práticaMorro do Careca de esportes de aventura, central de atendimento ao público com venda de suvenires, aulas de voo livre, estacionamento e acesso com vias asfaltadas.

O Parque Unipraias reúne, numa área de 202 mil metros quadrados, diversos atrativos e muitas aventuras. Bondinhos aéreos interligam três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú e a Praia de Laranjeiras. No trajeto de aproximadamente 30 minutos sem paradas, o passageiro tem uma privilegiada vista da Mata Atlântica e do mar.

Morro AguadaA Barra Sul é o ponto de embarque para uma emocionante viagem. Subindo até o Morro da Aguada, a uma altitude de 240 metros, chega-se à Estação Mata Atlântica, onde muitas atividades acontecem. São 500 metros de passarelas em meio á mata com dois mirantes e 140 metros de circuito para a prática do arvorismo.

De volta aos bondinhos, é hora de descer até o nível do mar na Estação Laranjeiras. A praia, de mesmo nome, tem águas tranquilas, claras e próprias para o banho.

No Parque Unipraias também funciona o Youhooo, um trenó de montanha que percorre uma área de 710 metros de descidas e curvas em meio ao visual da Mata Atlântica e da Praia Central. Maiores informações acessem (http://www.unipraias.com.br/).

Costa Esmeralda Costa Esmeralda

Região formada pelos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas.Não sem motivos, esse território rodeado por um mar esverdeado se tornou conhecido como Costa Esmeralda. Formada por mais de 30 praias e áreas com águas transparentes com ótima visibilidade para a prática do mergulho.

Itapema é um dos destinos mais procurados por veranistas em Santa Catarina. Com sete quilômetros de orla marítima, é a área mais urbanizada da região. Na temporada de veraneio recebe milhares de turistas que aproveitam diversas alternativas para prática de esportes, lazer e compras.

ilha de porto beloUma das atrações da Costa Esmeralda é a Ilha de Porto Belo, situada a 900 metros da costa, onde foram encontradas inscrições rupestres dos primeiros habitantes da região. Nesse local os visitantes podem se aventurar em trilhas orientadas na Mata Atlântica, para maiores informações acesse (http://www.ilhadeportobelo.com.br/pt-br/#!home).

Outra atração turística em Porto Belo é o Porto dos Piratas um passeio de escuna onde você terá a sensação de estarem no filme, Piratas do Caribe, para maiores informações acesse Caixa D´Aço(http://www.portodospiratas.com.br/).

A enseada do Caixa D´Aço, em Porto Belo é um dos mais belos recantos do litoral catarinense, conhecida internacionalmente como abrigo para embarcações de pequeno e médio porte. O lugar recebeu esse nome por estar protegido dos ventos e ondulações. Em sua baía de águas verdes e calmas costuma se concentrar grande quantidade de barcos, jet-skis, veleiros e iates.

Bares flutuantes servem bebidas e petiscos aos visitantes. Também fazem atendimento com um bote inflável que circula entre as embarcações ancoradas, anotando e entregando os pedidos.

bombinhasA praia de quatro ilhas esta localizada em Bombinhas e com 800 metros de extensão, esta praia de mar aberto e águas cristalinas, cercada por morros, é muito procurada por surfistas e mergulhadores.

Recebeu esse nome porque dela se avistam quatro ilhas: Macuco, Galés, Deserta e Arvoredo – estas três integram a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Suas areias são ricas em cristais de quartzo, o que, de acordo com os esotéricos, garante o armazenamento de grande carga de energia.

No local é comum a prática de mergulho livre e pesca esportiva. Trilhas ecológicas nos dois costões permitem aos visitantes ter contato com áreas preservadas da Mata Atlântica, para maiores informações acesse (http://www.patadacobra.com.br/cardapio-de-mergulho.html).

Pontos Turísticos de Bombinhas
Morro do MacacoParque Municipal do Morro do Macaco

Este morro é o preferido dos turistas para saltar de asa delta e paraglider, ele está a uma altitude de 153 metros e o acesso se dá através de uma trilha que leva ao cume do morro, proporcionando uma vista maravilhosa das praias do Arvoredo, Enseadas, Mariscal e Zimbros.

Mirante Eco 360ºMirante Eco 360°

Do Mirante é possível ter uma vista panorâmica em 360º da região de Bombinhas. Linda paisagem é um convite para belas fotografias.

mergulho-na-ilha-do-arvoredo-bombinhasReserva Biológica Marinha do Arvoredo

É considerada uma das melhores áreas para mergulho do Brasil. A Reserva é formada pelas Ilhas do arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. Um Sítio arqueológico, histórico e ecológico, com 17.800 hectares que conserva vestígios de 4000 anos atrás, como inscrições rupestres e antigos sepultamentos, é um importante centro de estudos marinhos e por isso não é permitido caça ou pesca no local. Naufrágios também fazem parte da história da reserva, como o do cargueiro Lily acontecido em 1957 na Ilha Galé devido a um forte nevoeiro.ilha do macuco

Ilha do Macuco

A Ilha faz parte do Parque Municipal do Morro do Macaco e o acesso é feito por barco. Possui uma trilha ecológica e o passeio é conduzido por pescadores que conhecem toda região, dando ênfase para a educação e interpretação ambiental.

Instituto Kat Schürmann

É uma entidade sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de programas de educação ambiental marinha. Conta com uma área de 17.000 m2, localizada em meio a Mata Atlântica, e abriga um espaço de exposições, trilha ecológica, auditório, estação de tratamento de esgotos própria, e um laboratório de educação ambiental marinha. Além de acompanhar as viagens da Família Schürmann através de fotos e peças trazidas de várias partes do mundo, o visitante pode participar de diversas atividades interativas e aprender um pouco mais o ecossistema Mata Atlântica e sobre o ambiente marinho. A visita deve ser agendada com antecedência.

(http://www.schurmann.com.br/instituto/index.asp)

Vila do Engenho
Museu da cultura açoriana, onde é possível ver o processo de fabricação da farinha de mandioca, do açúcar e do melado de cana, pois os engenhos ainda estão em pleno funcionamento.

casa do homem do marCasa do Homem do Mar

A Casa do Homem do Mar é um Museu Naval, e busca resgatar, desde os primórdios da humanidade até nossos dias, a relação do homem com os oceanos em seus mais variados aspectos. Sob esse ponto de vista, a exposição foi segmentada em áreas temática e cronologicamente distintas, que transmitem ao visitante amplo conhecimento relacionado ao acervo exposto. (http://www.chm.org.br/museu.php).

Museu e Aquário Marinho do CEMAR (Centro de Estudos do Mar)
Corais, estrelas, conchas, ouriços, caramujos e muitos outros invertebrados marinhos são encontrados neste museu que é o primeiro museu particular do estado de Santa Catarina. No aquário, várias espécies para admiração dos visitantes.

Para maiores informações sobre passeios e pontos turísticos acessem (http://www.casadoturista.com.br/).


Sobre o Autor

Rodrigo Sampaio Pasquini
Rodrigo Sampaio Pasquini

Biólogo, Analista Ambiental e Diretor Ambiental do Instituto Consciência Verde


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273