O momento do Coaching

O Coaching já foi capa de Revistas nacionais como Você S.A., Você Rh/Exame, Psique entre outras. Com frequência, o assunto aparece em matérias e dossiês para seus leitores. Estou feliz em ter espaço na Revista Metrópole para falar deste tema que está em alta (o número de Coaches ativos no Brasil cresceu 300% nos últimos quatro anos) e promete não deixar ninguém de fora. Se você está em busca de superação e desenvolvimento pessoal ou profissional, você precisa conhecer o Coaching.

Para começar vou falar um pouco dos termos e da origem da palavra. Os Coaches – palavra inglesa, mas de origem francesa (coche = carruagem) – tinham uma função: levar seus passageiros em segurança de um ponto ao outro, ou seja, conduzir alguém ao seu destino. Desde que entrou no ambiente corporativo, o coaching ganhou um significado mais amplo e abrangente.

coachInicialmente, ainda apenas nas empresas, os Coaches eram vistos como uma boa ferramenta de desenvolvimento para executivos com alto potencial. Nesta situação, seu papel era ajudar o profissional a desenvolver ou lapidar suas habilidades de liderança. Também era utilizado para ajudar na adaptação dos profissionais em grandes mudanças na empresa, como numa fusão ou mudança de gestão, por exemplo.

Atualmente, a prática do Coaching é um caminho para aqueles que buscam desenvolvimento no âmbito pessoal ou profissional. No “Life Coaching”, são trabalhadas estratégias para obter um alto nível de satisfação nas mais diversas áreas da vida. Além da profissional, são foco do processo as áreas da saúde, financeira, relacionamento amoroso, social entre outras. Já em “Executive Coaching” são trabalhadas diferentes competências para que o cliente e a empresa alcancem seus objetivos e se tornem líderes mais preparados e seguros.

O Coaching é um delicioso convite à reflexão e autoconhecimento, que através de perguntas não permite que o comodismo e a procrastinação tomem conta. É um acelerador de resultados. Afinal, buscamos o sucesso hoje, concordam?
Por fim, dizem que as pessoas de sucesso sabem exatamente quem são, quais são suas habilidades, conhecem seus defeitos e para conquistar o sucesso, elas vivem em função de atitudes para seu aprimoramento pessoal, emocional e profissional.

 

Coach: profissional que exerce a profissão.
Coaching: o processo de desenvolvimento que o Coach conduz.
Coaches: plural de Coach.
Coachee: cliente.

 

Contato: contatoa.bogdan@hotmail.com

 


Sobre o Autor

Angelis Bogdanovicz Martins
Angelis Bogdanovicz Martins

Psicóloga CRP 08/11868 Personal & Executive Coach

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.