Conheça a prática do locavorismo ou consumo local    

Você já ouviu falar do locavorismo ou consumo local? Trata-se de um costume que tem virado moda pelo mundo a fora e consiste em consumir apenas alimentos produzidos próximo ao lugar onde você está. Ou seja, dar preferência às comidas produzidas pelos produtores locais e não àqueles produtos do supermercado que, muitas vezes, viajaram vários quilômetros para chegar até você.

Qual o fundamento disto? Esta, na verdade, é uma atitude consciente e sustentável e ainda favorece sua saúde. É que a viagem que os alimentos fazem para chegar até você prejudica o meio ambiente (pela emissão de gazes poluentes pelos veículos) e, no caso de frutas e legumes, eles tendem a perder os nutrientes. Além disso, os produtos locais, muitas vezes, são produzidos por pequenos produtores que utilizam menos adubos químicos. É mais saudável para quem come, menos prejudicial ao meio ambiente e ainda estimula a economia local.

Se interessou? As feirinhas orgânicas, ou feiras do produtor rural são um bom começo. Você pode optar por comprar alimentos nestes locais ou diretamente do produtor na área rural. Nos Estados Unidos e Canadá a prática ainda coloca um raio de delimitação que varia entra 100 e 250 milhas (algo em torno de 160 a 400 quilômetros).

Grandes chefs de cozinha tem adotado esta prática. Alguns dizem que adotar o consumo local é ser regional de verdade, já que tudo que se consome foi produzido na região.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.

4 Comentários


  1.  

    Santa Branca sendo uma cidade com grande extensão territorial, poderia implantar este sistema, o que faria gerar renda para as famílias, o dinheiro ficaria dentro da cidade, e como isto seria algo novo na região, logo estaríamos despertando a curiosidade da região.
    o Locavorismo nada mais é do que se fazia antigamente, só que com a modernidade está se acabando. E não é só isto, este processo ajuda as pessoas a se interagir, fazer troca de informações e técnicas de agricultura, etc.
    Com certeza seria um meio de começar a resgatar as coisasboas da terra, comida com qualidade, sem agrotoxico e fertiliantes agressivos.
    VIDA SAUDÁVEL JÁ





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.