Lucianna Pante e o segredo do sucesso da Luven Calçados

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Completando 10 anos de muito sucesso, a proprietária da loja, Lucianna Pante, revelou para a Revista Metrópole como ela conseguiu construir sua carreira como empresária, levando a moda de boutique para os pés das mourãoenses.

Uma maravilhosa festa marcou os 10 anos das lojas Luven Calçados no mês passado. Convidados de Lucianna estiveram presentes para brindar os momentos de conquistas e desafios vencidos pela empresária e sua equipe. Para construir tantos anos de sucesso, Lucianna diz que foi necessário muito feeling e visão de mercado, mas um pouco de sorte também a ajudou. Hoje, a Luven leva Campo Mourão para a 5ª posição dentro de um grupo de 12 lojistas selecionados como os maiores do Brasil pela marca Arezzo, que analisa não só a quantidade de vendas, mas também a qualidade no atendimento, vitrine, estrutura da loja e outros quesitos.

Para abrir a primeira loja em Campo Mourão, Lucianna partiu da própria dificuldade de encontrar calçados de marcas reconhecidas como Schutz, Arezzo e outras marcas de peso. Junto a isso, ela já tinha percebido que existiam lojas vendendo marcas famosas em outras cidades e que as pessoas de Campo Mourão acabavam saindo da cidade para encontrar este tipo de produto. “Foi então que eu tive a ideia de abrir uma loja desse estilo em Campo Mourão”, conta ela.

Assim, no dia 22 de setembro de 2004, a Luven Calçados abria suas portas para oferecer algo totalmente inovador em Campo Mourão: marcas que antes só eram encontradas em outras cidades maiores. O espaço tinha apenas 19m² para atendimento ao público e não dava conta de receber tantas mulheres da sociedade mourãoense. “Lembro até hoje de uma vez que uma cliente chegou na loja e falou ‘Senha’, porque era preciso esperar para entrar”, diverte-se Lucianna.

A loja era um sucesso e não era pra menos. Tratava-se de algo novo na cidade, ofertado por uma mulher que estava se tornando uma empresária, mas que trazia um produto de qualidade. O número de clientes só aumentava e a necessidade de uma loja maior estava visível, mas o medo vinha junto. Por outro lado, as oportunidades não paravam de aparecer e Lucianna mudou a loja para novo endereço.

Pouco tempo depois foi aberta a segunda loja na cidade, a Chique Bela. Com a proposta fast fashion, os calçados não são necessariamente assinados por uma marca famosa, mas seguem as últimas tendências nas passarelas. Depois, ela começou a receber propostas para abrir lojas em Maringá. Só aceitou quando percebeu que as pessoas de Campo Mourão continuavam saindo da cidade para comprar calçados, ainda que ela oferecesse o mesmo produto aqui. “Eu precisei cercar, para ficar com este público. Agora, elas veem o calçado também nas nossas lojas de Maringá”, comemora.

Mas, além de oferecer marcas famosas, outro ponto forte das lojas Luven é estarem sempre antenadas com a moda. Com revistas, internet, desfiles, viagens, Lucianna fica de olho no que está na moda e o que as celebridades estão usando. Dessa forma, ela consegue agradar praticamente todos os gostos. “Meu público quer tendência e elas pedem as novidades. Então eu tenho que ter calçados para atender todos os gostos e pedidos, mas preciso saber onde é melhor apostar e onde não é”, explica.

Empresária reconhecida e dona de uma personalidade forte, Lucianna diz que nunca faz muitos planos, apesar de ter uma sistemática de trabalho que considera muito importante para manter a qualidade do que oferece. Se dividindo entre as duas cidades, ela segue administrando tudo de muito perto. “Eu nunca pensei se eu queria ter uma, duas, três lojas. As coisas foram acontecendo e eu fui abraçando estas oportunidades”, completa.

Fotos: Salete Kuyava e Jhon Goulart


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Liandra Cordeiro
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