Matemática online – onde e quando quiser

0


Você se lembra como resolver problemas matemáticos que aprendeu na sétima ou oitava série? Sabe como resolver domínio de função, produtos notáveis, Teorema de Pitágoras? Não? Então não se preocupe, o professor de matemática Zé Marmontel vai lhe ensinar pela internet.

Para ajudar quem precisa, mas se esqueceu ou, por algum motivo, não se lembra como se resolvem esses e outros problemas matemáticos, o professor José Nogueira Marmontel Neto, ou simplesmente “Zé Marmontel”, tem um canal no YouTube que atrai a atenção de internautas de todo o Brasil. O canal jmarmontel (http://veja.la/SW) tem aproximadamente 7,5 mil inscritos e mais de 1,5 milhão de visualizações.

Ele explica que a criação do canal surgiu como forma de auxiliar os alunos que, em sala de aula, tinham dificuldade em aprender as fórmulas matemáticas. “Tem muitas coisas na matemática que são repetitivas, receitinha de bolo. Se um aluno não entendeu direito, tem meu canal, ele dá uma olhada lá no vídeo e aprende de novo”, afirmou. Ele explica que o aluno entendendo isso em casa, na sala serão trabalhadas outras coisas mais interessantes para que a aula não fique repetitiva.

Como na internet tudo que se publica se espalha rapidamente, assim também aconteceu com as aulas online de Marmontel. Ele conta que muitas de suas visitas são de gente do Nordeste, interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e outras cidades do Paraná. A maioria de seus alunos na grande rede são pessoas de 20 a 50 anos que estão estudando para concurso. Existem até visitas de outros países.

Entre os vídeos mais visualizados estão o de domínio de função, produtos notáveis e até cálculos aparentemente simples. “Multiplicação, divisão e até subtração com vírgula são muito procurados, pois, todo mundo usa calculadora e quando descobre que tem que fazer num concurso público de cabeça, aí tem que aprender”, disse.

Ele lembra que muita gente gosta do jeito diferente de ele ensinar, pois volta muitas vezes na origem do problema, ao invés de ir direto ao cálculo, muitas vezes indicando links de outros vídeos, que servirão de base para resolver o problema. Um dos segredos de seu método funcionar tão bem é sua identificação com os alunos. “Eu nunca fui um bom aluno de matemática. Eu era um péssimo aluno e tinha vergonha de perguntar. Em toda aula que eu dou, me coloco no lugar do aluno, pois já estive lá”, relembra.

Zé tenta sempre responder a todas as perguntas, estar em interação com seus alunos virtuais, mas em algumas situações as pessoas abusam. “Alguns me enviam trabalhos inteiros pra fazer, mandam de um dia pro outro, uma lista de exercício gigante. Impossível!”, enfatizou.

Os vídeos não são sua única fonte de renda, pois ele ainda trabalha como professor de matemática no SESI, mas já consegue colher os frutos de seu trabalho pioneiro na Web. “Recebo um valor pelos vídeos que corresponde ao que ganharia se eu lecionasse aulas particulares, não dá pra viver, mas ajuda em alguns custos”.

E os planos não param por aí. Marmontel pretende criar um site próprio e um novo ambiente para gravar seus vídeos. “Meu sonho é ter uma sala com isolamento acústico e iluminação apropriada, onde possa dar aulas particulares, com uma lousa de cada lado; uma branca e uma verde tradicional do outro, que é muito mais apropriada”, concluiu ele.

Acesse o canal jmarmontel no YouTube: http://veja.la/SW e aprenda teorias matemáticas. Assim você vai ter suas aulas quando quiser e quantas vezes forem necessárias.

 

Fotografia: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.