Cheerleaders Campo Mourão

0

A cidade de Campo Mourão participa esse ano, pela primeira vez, dos Jogos Jurídicos Estaduais do Paraná, representada pela Atlética de Direito da Faculdade Integrado. Além da participação inédita, a atlética apresenta outra novidade nos jogos: pela primeira vez, uma equipe de cheerleaders (líderes de torcida) vai se apresentar com coreografia. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com Mariana Sambati e Jennyfer Iora, que organizaram a coreografia apresentada pelo grupo Cheerleading.

Segundo Mariana, o grupo surgiu para participar dos jogos, que oferece oportunidade para que as delegações levem cheerleaders, que até então não faziam apresentações, apenas torciam pelos seus times. “Nós vamos realmente para dançar nos intervalos. Não sabemos se vai ser pouco, ou se vai ser muito, pois é a primeira vez que uma equipe de cheerleaders vai se apresentar. A gente está com segurança do que vamos fazer, mas com medo do que as pessoas vão pensar”, afirmou Mariana. A coreografia foi preparada para exibição, pois ainda não há a competição de cheerleaders nos jogos.

As meninas se inscreveram por uma ficha distribuída pela atlética, depois elas reuniram as que tinham interesse para formar o grupo. As participantes, além de Mariana e Jennyfer, são: Ana Andrade, Scheila Brito, Maiara Mendes, Mayra Motta, Tyeme Ivassaki, Talini Othman, Steffany Caroline Afonso e Jessica Dias.

Para fazer bonito, elas prepararam uma apresentação que mistura coreografia e arte circense. Mariana, que é formada em ballet clássico, ficou responsável pela parte rítmica e Jennyfer, que já participou da trupe de circo de Campo Mourão, pela parte circense, que inclui saltos e a pirâmide humana.

A apresentação tem figurino próprio, pompons, dança sensual, salto transversal (com estrelinha, mortal e reversão) e uma manobra ousada, a canastilha. “Duas meninas são jogadas e giram no ar. Lá em cima elas fazem alguma coisa e voltam de novo. No caso, só nos duas que fazemos. E ainda tem a pirâmide de 3 alturas, que também é difícil, mas todas participam”, ressaltou Jennyfer. Elas fizeram um mix de 5 músicas para a apresentação: “Sexy And I Know It”, do grupo LMFAO; “Shooting Star” de David Rush; “Run The World (Girls)”, por Beyoncé; “Danza Kuduro”, de Don Omar; “Maldito Alcohol”, por Pitbull e “When I Grow Up”,  das Pussycat Dolls. Além da apresentação, elas também preparam coreografias especiais, para torcer pelos times, com a participação da bateria da Atlética.

A inspiração, tanto das coreografias quanto dos uniformes, vem do seriado americano “Hellcats – Líderes de Torcida”, que no Brasil passou nos canais Boomerang e SBT. “Nós pegamos o modelo de roupa delas e personalizamos com nossas cores e nosso símbolo”, disse Mariana. Outra inspiração para as coreografias foram grupos de cheerleaders dos Estados Unidos, como o Dallas Cowboys e da Universidade de Columbus. O figurino foi preparado pela costureira Almerinda Gonçalves dos Santos, que já esteve nas páginas da Metrópole 14, em matéria sobre os tutus do ballet municipal.

Como nem todas têm prática com dança, elas compensam com o esforço. O grupo teve pouco mais de dois meses de ensaio e, mesmo com as dificuldades, se empenhou bastante para deixar no ponto a apresentação de 2 minutos. “Nós estudamos, trabalhamos e treinamos para outras modalidades e ainda temos semana de prova. É muito corrido”, enfatizou Mariana. Ela também lembrou que o grupo não pretende ficar apenas nos Jogos Jurídicos. “A gente não vai só trabalhar durante os jogos, vamos manter essa associação aberta, para sempre que formos convidadas para algum evento, estarmos presentes. Queremos que o trabalho continue, que dê certo”, concluiu.

 

Jogos Jurídicos do Paraná

Muito barulho, juventude reunida, esportes e, claro, muita festa. Assim são os Jogos Jurídicos Estaduais do Paraná, evento que reúne estudantes do curso de Direito de diversas universidades do Paraná e Mato Grosso do Sul. O objetivo é promover a interação entre os alunos e incentivar a prática esportiva entre universitários. A edição desse ano aconteceu em Toledo, de 30 de maio a 02 de junho. Anteriormente, as cidades que sediaram foram Guarapuava, em 2012 e Umuarama, em 2011.

Além da disputa de jogos esportivos que acontecem durante o dia, o evento também é conhecido pelos shows e festas open bar (com bebida liberada). Entre as atrações desse ano estavam Turma do Pagode, Diana Dias, Cácio e Marcos, MC Serginho e Banda Eva. Os participantes das festas oficiais são obrigados a doar 1kg de alimento não perecível, por noite de evento, que será doado posteriormente para instituições beneficentes locais.

 

Fotografia: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273