40 anos de Kffuri Imóveis

0

Ao completar 40 anos desde sua inauguração, a Kffuri Imóveis acumula um portfólio diversificado e muita experiência. O fundador da empresa, Sérgio Kffuri, e seu filho e sócio, João Gabriel Kffuri, conversaram com a Revista Metrópole sobre as conquistas e desafios enfrentados nestes anos de história.

Neste ano, a Kffuri Imóveis está completando 40 anos de história. A empresa, gerenciada por João Sérgio Kffuri, João Gabriel Kffuri e Claudio Pochapski, já realizou e realiza trabalhos com foco na comercialização de áreas rurais, urbanas e regularização fundiária de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Usinas Hidrelétricas. Além de pai e filho, a imobiliária já contou com o sócio Audio Pochapski (in memorian) de 1980 a 1988 e agora conta com Claudio Pochapscki, que junto com João Gabriel, administra a imobiliária e a locação de imóveis. “Nossa aproximação se deu através do irmão dele, o Audio, quando foi formado o loteamento Conrado”, relembra Sérgio.

A Kffuri Imóveis foi aberta em 1974 por Sérgio Kffuri, após adquirir experiência no ramo imobiliário em Curitiba, mas a dificuldade de adaptação na cidade grande pesou e ele preferiu retornar ao interior. “Fui criado no interior e sentia falta do modo de vida daqui”, conta. A família Kffuri é uma das pioneiras de Campo Mourão. Os pais de Kffuri foram os donos da primeira serraria a vapor de Campo Mourão, localizada próxima à Santa Casa.

De volta a Campo Mourão, Sérgio aproveitou a experiência adquirida em Curitiba e abriu sua própria empresa. “Eu gostava do ramo e vi que era uma oportunidade na região”, relembra. Naquela época, o foco da imobiliária era a comercialização na zona urbana e rural, mas um dos negócios mais importantes foi a venda de uma área de aproximadamente 60 mil hectares, que era de propriedade de uma grande empresa e que abrangia os municípios de Luiziana, Campo Mourão, Mamborê, Campina da Lagoa, Nova Cantu e Roncador. A área foi repartida e vendida com exclusividade pela Kffuri Imóveis para aproximadamente 550 produtores, cumprindo todas as exigências legais e ambientais.

Ele lembra que este foi um negócio bastante complicado e demorado. “Ele (Sérgio) conversou com os proprietários da empresa durante aproximadamente uns 10 anos, que concordaram fazer o corte dessa área e vender para várias pessoas”, completa João Gabriel. “O que nós fizemos foi tirar da mão de uma empresa e comercializar para os produtores, conforme a demanda deles. Nós vendíamos com a reserva florestal legal, ou seja, era tudo certinho, e naquela época não se fazia isso no Brasil”, explica.

Nesta época, a Kffuri Imóveis investiu forte em propaganda e conseguiu um bom reconhecimento. Com o passar do tempo e a experiência adquirida, alguns amigos e parceiros procuraram a empresa para a negociação de áreas que seriam impactadas por usinas hidrelétricas de pequeno porte, chamadas de PCH – Pequenas Centrais Hidrelétricas. Este serviço já é realizado pela Kffuri Imóveis há mais de 10 anos. “Neste ramo, nós participamos no desenvolvimento de mais de 32 PCHs e quatro Usinas (UHEs) aqui no Paraná e nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais”, conta Sérgio.

O trabalho realizado pela imobiliária, neste ramo, é o da compra das áreas e regularização documental necessárias para a construção das usinas. A empresa que fará a construção e administração da usina ou central hidrelétrica precisa ser dona de todas as terras que serão alagadas pela represa e também de uma área de reserva florestal, no entorno da área alagada. E é fazendo esta compra que entra a Kffuri Imóveis. “A gente negocia as terras que serão alagadas e também da área de reserva florestal, garantindo o empreendimento”, explica João Gabriel. Eles contam que este é um trabalho muito complicado por lidar com pessoas que às vezes moram naquela região há muito tempo. “É preciso ter muita sensibilidade e entender que você está modificando a vida de alguém, ainda que seja o seu negócio”, complementa o filho.

Meio Ambiente

A Kffuri Imóveis é uma empresa preocupada em realizar negócios sem esquecer-se do meio ambiente. Isto é ainda mais importante quando o trabalho de compra e venda é feito na zona rural. Por isso, alguns trabalhos com esta preocupação merecem ser destacados. Entre eles, está o Parque Municipal de Luiziana e o Parque ARIE de São Domingos, este criado como reserva florestal na venda dos 60 mil hectares aos 550 produtores.

A Kffuri Imóveis participou na compra de áreas onde foi criada a Reserva Florestal de Itaqui, na região da Serra do Mar Paranaense, na cidade de Guaraqueçaba. O local foi transformado em reserva para ser utilizado como sistema de sequestro de carbono, ou seja, para diminuir o impacto dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis e população na atmosfera. Atualmente a reserva é administrada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e impacta principalmente as cidades de Antonina e Guaraqueçaba.

Novos caminhos

Esta primeira fase de trabalhos na área rural da imobiliária Kffuri foi importante para a consolidação da empresa no mercado. Hoje, pai e filho são reconhecidos e indicados para diferentes trabalhos, desde comercialização de áreas rurais, urbanas, industriais e até implantação de reservas florestais legais. O portfólio da empresa conta ainda com diversos loteamentos e incorporação de edifícios e áreas para indústrias. Foi responsabilidade deles a compra do terreno onde hoje está a Sajama Malharia e também o local onde está o Hipermercado Big.

Na área da habitação, a Kffuri Imóveis fez a venda dos loteamentos Conrado, Constantino, Jardim Curitiba, Jardim Horizonte, Jardim Ilha Bela e Vila Cândida. Foi também a incorporadora dos edifícios Village e Flamboyant. Realizaram a venda do terreno onde está localizado o Conjunto Piacentini e o terreno ao lado do Jardim Cidade Nova, onde estão sendo construídas cerca de 1.500 casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

Para Sérgio, esta é uma nova fase para a Kffuri Imóveis. “O João Gabriel representa essa nossa nova fase, que é a de investimentos em imóveis urbanos. Junto com ele, temos todos os anos de experiência e conhecimento para fazer avaliações e acompanhar negócios imobiliários da melhor forma possível”, diz Sérgio.

“O nosso diferencial está nos anos de experiência que temos. Estamos voltados agora para a aquisição do imóvel novo ou seminovo e administração de locação de imóveis”, complementa João Gabriel. Ele conta, que a Kffuri Imóveis faz também todo o acompanhamento para quem deseja adquirir um imóvel. “Eu acompanho o cliente passo a passo. Do momento que ele entra na imobiliária, até sair com o imóvel. Temos bons relacionamentos junto aos bancos e cartórios. Tudo isto facilita o processo”, completa.

“Com todo conhecimento adquirido nos 40 anos de empresa, e com essa renovação que o mercado atual exige, a imobiliária está capacitada para atender a demanda dos clientes, sejam eles interessados na aquisição de imóveis urbanos, rurais e industriais”, finaliza Sérgio. A Kffuri Imóveis está localizada na Rua São José, 879. Telefone: (44) 3016-3938.

Fotos: Arquivo Pessoal, Irineu Ricardo e Fernando Nunes


Sobre o Autor

Liandra Cordeiro
Liandra Cordeiro


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.