Pragas eletrônicas

0

O computador travou? Tá lento? Não imprimiu o texto? O e-mail não foi? O arquivo sumiu? O problema pode ser a placa-mãe, o processador, a memória, o HD, a fonte, o cabo, a rede elétrica… Mas, pior, pode ser um vírus.

Isso mesmo: a sintomatologia dos vírus é a mais diversa possível. Ao final, podemos afirmar que, praticamente, qualquer defeito apresentado pelo computador poder ser conseqüência de um vírus.  Mas quem são eles e como nos afetam?

Vírus são programas mal intencionados que invadem seu computador. Uma vez instalados, eles afetam o funcionamento do sistema, se reproduzem e tentam se transmitir pra outros computadores.

A transmissão ocorre durante o contato entre os computadores. Esse contato pode ser o envio de um e-mail, a cópia de um arquivo, uma conversa pelo MSN, um recado pelo Orkut, o download de uma música e por aí vai…

A ferramenta mais utilizada na tentativa de se proteger são os antivírus. Esses são programas que impedem a infecção, detectam e excluem os vírus. O problema é que os antivírus estão sempre atrás na corrida contra os vírus, já que é difícil imaginar o  remédio para uma doença que ainda não existe. Ou seja, durante o intervalo de tempo entre o “lançamento” do vírus e sua detecção, por parte dos fabricantes de antivírus, estaremos todos vulneráveis, apesar dos antivírus instalados e atualizados.

Não existem números precisos ou oficiais, mas especialistas afirmam que existem hoje, passeando pela rede, mais de 700 mil vírus diferentes. Já que é assim, o melhor é se previnir. Veja algumas dicas pra se proteger:

  • Instale um antivírus e o mantenha atualizado.   Periodicamente faça verificações do sistema.
  • não clique em links recebidos no MSN, Orkut, Facebook, e-mail, a menos que saiba do que se trata.
  • Cuidado com pop-ups (aquelas janelinhas que saltam na tela) e banners (aquelas faixas)  prometendo viagens, prêmios, descontos ou outras grandes vantagens.
  • À medida do possível, evite fazer download de músicas, filmes, games, programas de sites desconhecidos ou suspeitos.
  • Não abra anexos de e-mails vindos de estranhos. E, mesmo sendo de conhecidos, procure verificar se foram mesmo enviados pelo seu contato.

Quem estiver a fim de se informar mais pode acessar www.linhadefensiva.org, que é um site muito bacana sobre segurança em informática.

Abaixo links para download do AVG e do Avira (ambos em português), dois dos antivírus gratuitos mais populares no mundo.

Bem, é isso, gente: com alguns cuidados e um pouco de critério, dá pra aproveitar tudo de bom que o PC e a Internet têm para oferecer sem correr muito risco.

 


Sobre o Autor

Cláudio Luís Resende
Cláudio Luís Resende

Cláudio atua na área há trinta anos, é proprietário da Astec Informática e professor no SENAC.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)

 
Fotografia
 
 


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.