Você sabe o que é o Programa de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil?

Programa de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil tem como principal objetivo a implementação de ações voltadas para o gerenciamento adequado dos resíduos provenientes da construção civil.

Programa de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil tem como principal objetivo a implementação de ações voltadas para o gerenciamento adequado dos resíduos provenientes da construção civil.

O PGRSCC – Programa de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil tem como principal objetivo a implementação de ações voltadas para o gerenciamento adequado dos resíduos provenientes da construção civil, dentre outros que possam ocorrer durante a implantação e operação do empreendimento, tendo em vista as diretrizes, critérios e procedimentos estabelecidos pela resolução CONAMA nº 307/02.

Os resíduos sólidos da construção civil constituem uma problemática ambiental, haja vista os efeitos deletérios que podem causar ao meio ambiente, quando da não existência de uma gestão adequada dos mesmos. Tais efeitos podem ser verificados pela poluição do solo e da água, além da contribuição para o assoreamento de corpos hídricos quando lançados em locais inadequados.

A redução do volume de entulhos gerados durante a execução da obra, reformas e reparos, desde seu tratamento e destino final deverão ser implementados através do Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil – PGRSCC.

Qualquer empreendimento seja em sua fase de implantação e operação (reforma), contarão com movimentação de máquinas, equipamentos, ferramentas e materiais, além da manutenção do canteiro de obras, atividades que geram resíduos de diferentes tipos.

O gerenciamento dos resíduos sólidos deverá ser medido por técnicos especializados com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), visando melhorar a eficiência dos procedimentos de cada um dos trabalhadores, a serem devidamente orientados para o que se deseja, assim como medidas de intervenção nos procedimentos de coleta de resíduos, segregação e prováveis medidas de intervenção física nos locais apropriados para o desenvolvimento dos trabalhos de segregação para reciclagem, além das áreas de armazenamento dos resíduos sólidos, bem como os resíduos gerados ao longo da obra ou reforma.

Nesse sentido, o Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil, proposto para o seu empreendimento ou reforma deverá visar à disseminação de informações entre os trabalhadores para que não haja impactos ambientais ou estéticos causados pela disposição inadequada de resíduos e cabe ao órgão ambiental orientar e fiscalizar os trabalhos, seja ele em sua fase de implantação ou em sua fase de operação (reparos).

 

O que você pode fazer pelo meio ambiente:

 

Você empreendedor tem o direito e dever de acompanhar e fiscalizar as empresas responsáveis pela coleta do resíduo e sua destinação final, para que não seja corresponsável de crimes ambientais gerados por empresas não especializadas no recolhimento dos resíduos sólidos da construção civil. Cobre das empresas a licença de operação e cobre do órgão ambiental fiscalização.

A comunidade deve fazer seu papel denunciando empreendedores, empresas, construtoras e incorporadoras que estejam sendo omissas e não realizando da maneira correta a coleta e destinação final de seus resíduos sólidos da construção civil e nem desenvolvendo um plano eficiente de gerenciamento dos seus resíduos. Toda e qualquer pessoa tem livre acesso a realizar consultas de empreendimentos e acompanhar os processos dos projetos protocolados perante o órgão ambiental. Fiscalize, pois você também é responsável.

Chega do famoso jeitinho Brasileiro. Ajude a Preservar o Meio Ambiente faça sua parte e você empreendedor busque empresas sérias de consultoria ambiental para desenvolver seu processo de licenciamento, lembrem-se o barato custa caro.


Sobre o Autor

Rodrigo Sampaio Pasquini
Rodrigo Sampaio Pasquini

Biólogo, Analista Ambiental e Diretor Ambiental do Instituto Consciência Verde

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.