Quanto você emite de CO2?

Você já deve ter ouvido falar de neutralização do carbono. Iniciativa proposta nos últimos tempos como uma tentativa de compensar a emissão de CO2 pelo mundo industrializado. Esta compensação pode ser promovida em atividades florestais, como o plantio monitorado e mensurado de árvores, a conservação de florestas nativas e o investimento na aquisição de créditos de carbono no mercado voluntário.

A neutralização do carbono foi inventada pela entidade inglesa CarbonNeutral, em 1997. Com o tempo, começou a ser apoiada por grandes empresas e por celebridades engajadas na causa ambiental. No Brasil, a prática ganhou força em 2007, com o crescimento da conscientização ambiental das organizações e dos cidadãos.

Plantar árvores é um bom começo para compensar um pouco o nosso impacto no meio ambiente. Isso porque pelo processo de fotossíntese, as árvores são capazes de absorver o CO2 presente na atmosfera, reduzindo assim a concentração desse gás.

Para saber quanto você emite de dióxido de carbono na natureza e quantas árvores deve plantar para neutralizar essa emissão negativa, acesse o site Iniciativa Verde e calcule a quantidade de CO2 emitida nas suas atividades mensais.

Devemos sempre buscar as melhores práticas na preservação dos recursos naturais, com a utilização de espécies nativas e árvores frutíferas nos projetos paisagísticos de residências, reaproveitar águas pluviais, e buscar o melhor aproveitamento de iluminação natural e ainda incentivar a coleta seletiva de lixo.

Tome algumas atitudes para mudar seus hábitos e ajude a reduzir as suas pegadas de carbono:

  • Deixe o carro em casa. Ande a pé, de bicicleta ou de transporte público.
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas.
  • Separe o lixo para reciclagem.
  • Economize água e luz.

Comece plantando uma árvore no quintal da sua casa ou do seu condomínio. Melhor ainda será se você convencer seus amigos e vizinhos a fazerem o mesmo. Compartilhe essa ideia e respire tranquilo.


Sobre o Autor

Rodrigo Sampaio Pasquini
Rodrigo Sampaio Pasquini

Biólogo, Analista Ambiental e Diretor Ambiental do Instituto Consciência Verde


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273