Onde você se encaixa nesse DESAFIO?

Já faz tempo, numa conversa no salão, a manicure me contava sobre um momento com a filha, na época com 5 ou 6 anos:
– Fecha a torneira, menina, porque a água custa caro!
– Não mãe, não tem que fechar porque custa caro é porque a água do mundo está acabando!
E ali, comigo, ela prosseguiu:
– E não é que ela está certa! A gente tem que economizar a água e não o dinheiro. Senão, quem tem dinheiro ia poder gastar à vontade e não pode porque um dia vai faltar pra todo mundo!

Onde você se encaixa nesse desafio?A pequena Lorena, garota esperta, já deve estar uma mocinha. Mas ainda hoje, quando eu deixo a torneira um pouquinho mais aberta, lembro do olhar sério que ela fazia e repito pra mim mesma: tem que fechar porque a água do mundo está acabando!
As crianças de hoje sabem muito mais sobre sustentabilidade do que nós sabíamos quando tínhamos a mesma idade, o que me leva a acreditar que as aulas de educação ambiental estão surtindo efeito.

Aqui mesmo em Campo Mourão, existe a Agenda 21 Mirim. Fruto da parceria entre a Agenda 21 Local, Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente, com apoio da SANEPAR e do IAP, a cada ano é proposto um novo desafio para alunos do 4º ano da rede municipal. Este ano acontece o 8º Desafio com o tema “Planejando a Cidade que Queremos”, com atividades que irão desenvolver a percepção das crianças sobre o processo de uso e ocupação do solo, mostrando como o planejamento é fundamental para a qualidade de vida de quem vive num determinado lugar. Do mês passado até outubro, elas estão aprendendo a pensar o futuro da nossa cidade.

A cada ano é emocionante ver tanto nas crianças, quanto nos professores, o brilho no olhar de quem encontra um significado na experiência. A beleza desse projeto pode encher nossa cidade de orgulho e de esperança; e esperança é o que torna o nosso coração mais leve e pode nos dar energia pra continuar. Mas o caminho geralmente é trilhado com os pés no chão e acho que para isso é importante pensar um pouco além…

O mundo que vamos entregar pra essas crianças é bem mais complexo do que o mundo que recebemos dos nossos pais. Hoje, as grandes questões são sistêmicas e por isso as crianças precisam ter (e têm) uma mente bem mais aguçada! Olha só um exemplo, minha sobrinha antes de completar dois anos, gostava de brincar com lenços de papel e um dia foi-lhe dito: se você não abrir, você pode segurar. Ela trocou o pacotinho de mão algumas vezes, repetindo: “se não abrir, pode segurar… pode segurar, se não abrir”. Então, colocou o pacotinho entre as pernas e perguntou: “e se não segurar, pode abrir?”. Ela não tinha nem dois anos, mas a mente já estava pronta pra buscar alternativas! Quem convive com crianças, tem muitos exemplos como esse.

Essas nossas crianças passam parte do dia nas escolas sim, mas elas aprendem o tempo todo: em casa, na TV, na internet, observando os pais, os tios e os vizinhos! Pode esquecer aquela história de faça o que eu mando e não faça o que eu faço. Não funciona! Nós precisamos aprender a conduzir esse potencial numa boa direção, sem fecharmos algumas possibilidades apenas porque não compreendemos. Pode parecer um paradoxo, mas precisamos aprender com as crianças para melhor conduzi-las!

Olho para o que estamos oferecendo às crianças e me pergunto: quando crescidas, elas serão capazes de promover sustentabilidade, apesar do marketing trabalhando pesado (em todas as faixas etárias) para o consumismo e para a busca do conforto a qualquer preço? Conseguirão romper com os hábitos da nossa geração como, por exemplo, o descarte abusivo e inconsequente de aparelhos eletrônicos? Serão capazes de criar e desenvolver tecnologias limpas nas mais diversas áreas dos seus interesses?  Seguirão nossos passos? Chegarão aos mesmos lugares? Saberão abrir seus próprios caminhos? A Lorena continua fechando a torneira pra preservar a água no mundo? Preparar as crianças para um futuro melhor: onde é que você se encaixa nesse DESAFIO?


Sobre o Autor

Zuleide Milanez Giraldi
Zuleide Milanez Giraldi

Empresária da AME Treinamento e Desenvolvimento, participante do Fórum da Agenda 21 de Campo Mourão e do Conselho do Observatório Social.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.