Por que valeu a pena viver 2014?

Faça um balanço emocional do seu ano.

Estamos a poucos dias do fim de 2014 e esta é uma excelente oportunidade para fazer um balanço de sua vida pessoal e profissional até aqui. Nesta época do ano, a impressão é de que o mundo foi contagiado por um espírito nostálgico. Gostando ou não do espírito natalino, é impossível não relembrar a infância, as festas passadas, familiares e amigos queridos. E por que, então, não aproveitar este momento de lembranças para refletir sobre o seu 2014? Convido você a parar por alguns instantes. Leia com calma cada pergunta e responda para você mesmo:

biker-girl-watch-sunset

Por que valeu a pena viver este ano de 2014? Você alcançou todos os seus objetivos? Suas conquistas foram positivas e satisfatórias? Se você pudesse fazer algo diferente, o que faria?

Se você ficar satisfeito com suas respostas é provável que você feche o ano com saldo positivo. Porém se após este breve balanço você perceber que o saldo de conquistas e boas emoções está em baixa, não desanime. Ainda dá tempo! Afinal, sempre é tempo de lutar por nossos sonhos e conquistar nossas metas e objetivos. Seguem algumas dicas poderosas:

Reflita sobre seu planejamento. Você costuma planejar seu ano? Definir metas e objetivos? É preciso saber o que deseja para ter conquistas efetivas. Reflita sobre o planejamento feito no início de 2014 e avalie quais pontos ainda não foram atingidos e o que você ainda pode fazer para concretizá-los.

Defina novos prazos. Depois de avaliar o seu planejamento e perceber que ainda há metas não atingidas, é hora de estipular prazos específicos para realizá-las. Não deixe para o próximo ano se você pode fazer hoje!

Reflita sobre suas conquistas e derrotas. No decorrer de 2014, talvez você possa ter tido muitas conquistas e também se deparado com algumas derrotas. Concorda? Aproveite os últimos dias para avaliar os erros e acertos e o que pode ser mudado neste momento. Aprenda com seus erros.

Mantenha o foco. Mantenha o foco e continue firme na direção da concretização de seus objetivos. O seu ano pode ser lembrado como o melhor da sua vida até agora, só depende de você!

Para finalizar, deixo um trecho do meu poema favorito de Carlos Drummond de Andrade, chamado Receita de Ano Novo:

“Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que
não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre”.


Sobre o Autor

Angelis Bogdanovicz Martins
Angelis Bogdanovicz Martins

Psicóloga CRP 08/11868 Personal & Executive Coach

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.