Se fosse fácil ser patrão, ninguém seria empregado

1

Todo empreendedor já ouviu alguém dizer: deve ser maravilhoso ser dono do próprio negócio. Com certeza, ser dono é um privilégio. No entanto, para ser dono é necessário vocação. Há pessoas que possuem o conhecimento, o capital necessário, mas se abrirem seus próprios negócios vão fracassar. Para ser empreendedor é necessário averiguar se você possui as características de um empreendedor.

Como exemplo, aquele que tem vocação para ser dono não gosta de horários pré-estabelecidos, porque a pessoa que é dona de seu próprio negócio sabe que, muitas vezes, terá que trabalhar em feriados, em domingos, noite adentro, sem se importar com a canseira ou sono. O empregado não, ele tem seu horário de bater o cartão e, se trabalha fora de hora, vai receber hora extra por esse trabalho.

O empreendedor gosta de tomar suas próprias decisões e assumir os riscos dessa decisão, enquanto o empregado segue ordens, sendo o risco de quem deu a ordem. O dono corre o risco de ter ou não ter lucro no final do mês. O empregado aprecia saber o quanto vai receber no final do mês.

O dono sabe que, para manter seu negócio no competitivo mercado de trabalho, terá que inovar sempre, enquanto que o empregado tem certa estabilidade em sua função. Para ser dono, você precisa saber lidar com pessoas, precisa saber ser diplomático, reconhecer os nichos de mercado, saber liderar e tomar as decisões que forem necessárias, ser um excelente gestor de negócios, um bom vendedor para vender sua ideia.

O bom empreendedor é como um incansável atleta, que treina sem parar, buscando sempre a perfeição naquilo que faz. O bom empreendedor sabe ser humilde o suficiente para prestar atenção às críticas que seu público cliente faz e saber aceitar os elogios sem achar que já chegou ao topo. O verdadeiro empreendedor reconhece que sempre haverá algo no que melhorar. Ser patrão ou empregado não é questão de escolha, mas de vocação. O importante é ser feliz naquilo que você faz, sempre dar o melhor de si e com certeza, o sucesso chegará até você.


Sobre o Autor

Prescila Alves Pereira
Prescila Alves Pereira

Contabilista, bacharel em Direito e Matemática. Especialização em Educação Matemática e MBA em gestão empresarial. Palestrante, consultora do SEBRAE, presidente do SINCONCAM, membro da AME.

Um Comentário



Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.