Salas com lareira

0

Nada melhor do que a companhia da família, dos amigos, ou então de um bom vinho ao redor de uma boa e bela lareira criando o aconchego e o calor que estão pedindo esses dias tão frios. As lareiras, além de climatizar, possuem grande apelo visual e estão chegando com modelos que se integram cada vez mais na decoração.

No mercado, existem diversas opções para deixar o ambiente charmoso, sofisticado e funcional. Podemos encontrar desde modelos à lenha, que são as lareiras tradicionais, até modelos que usam gás, eletricidade ou etanol. Essa última, conhecida como ecológica, vêm modernizando o mercado brasileiro para atender as novas exigências de consumo consciente.

 
lareira à gás

lareira à gás

Lareiras à gás

As lareiras à gás são uma ótima opção pois não geram fuligem, nem sujeira, nem fumaça. Não são necessários os tubos verticais de exaustão, mas é preciso que exista uma válvula para que, caso o fogo apague, ela bloqueie a passagem de gás. Importante: verifique que a marca escolhida seja homologada por um órgão competente, como a ABNT.

Os modelos geralmente são bem contemporâneos e a grande maioria vem com uma lâmina de vidro temperado para proteção e com pedras vulcânicas ou toras cerâmicas imitando lenha. É importante observar que estas sejam isentas de enxofre.

 
lareira elétrica

lareira elétrica

 Lareiras elétricas

As lareiras elétricas são muito práticas, pois para ligá-las basta um botão ou controle remoto. Seu sistema lembra ao de um aquecedor comum, porque precisa de tomada e, por seu princípio de funcionamento ser o mesmo das estufas, tira a umidade do ar. Por isso, recomenda-se que seja utilizado algum objeto decorativo no ambiente com água no interior. Aproveite e escolha um vaso bonito para essa função.

Nessa lareira não há queima de fogo, mas há duas situações que simulam tal efeito: o uso de toras cerâmicas imitando lenha ou imagem 3D de chamas.

 
lareira ecológica

lareira ecológica

Lareiras ecológicas

Essa lareira faz uso de uma substância produzida especialmente para esse fim, portanto sua combustão não produz cheiro e nem fumaça. Ela se mantém acesa através desse biofluído à base de etanol e é feita em recipientes de aço inoxidável. O interessante é que suas chamas possuem coloração amarelada, semelhante as das lareiras à lenha.

A quantidade de fluido necessária é variável com o tamanho da lareira. Um litro pode fornecer de 2 a 4 horas de funcionamento. É muito importante observar o modelo escolhido antes de comprá-lo, pois algumas marcas tornam o produto inviável pelo custo do fluído.

 
lareira a lenha

lareira a lenha

Lareiras a lenha

A grande vantagem das lareiras a lenha é que elas podem ser feitas de metal ou alvenaria, ser compradas prontas ou ainda ser feitas sob medida diretamente no local. Nessa opção você terá o delicioso cheiro de pinho, o som da madeira estralando e o fogo de verdade tripidando ao acendê-la.

Mas é necessário que seja feita a correta canalização da fumaça e deve ser observado que, para que haja eficiência na distribuição do calor no ambiente, seja calculado o tamanho do equipamento e o espaço que ele ocupará. Recomenda-se o uso de tijolos refratários.

 

Lembrando que, para garantir a segurança da instalação, é necessário a orientação de um bom profissional. Ele te ajudará na melhor opção para seu ambiente, sua necessidade e seu bolso. Afinal de contas, não se deve brincar com fogo.


Sobre o Autor

Raíssa Schebeleski
Raíssa Schebeleski

Designer de interiores residenciais, comerciais e paisagismo. Assessoria em acabamentos e decoração.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273