Rosa do deserto

A Rosa do deserto é uma planta que atrai muitos admiradores ao redor do mundo. Há muitos colecionadores dedicados a esta fantástica espécie, que tem um aspecto escultural e floração magnífica. A principal característica desta planta é seu caule exposto e retorcido. Conhecida também como adenium, lírio impala e desert rose, a rosa do deserto pode ser cultivada em vasos, atingindo um porte médio de 60 centímetros a um metro de altura, mas se cultivada livremente, pode alcançar até três metros de altura.

Por ser originária de regiões áridas deve ser cultivada a pleno sol, pelo menos na metade do dia ou à meia-sombra, porém o resultado não é satisfatório. Recomenda-se o cultivo em terra arenosa, com boa drenagem, com regas em intervalos espaçados, pois não tolera umidade excessiva.

Em regiões frias também é possível ser cultivada esta espécie, caso a temperatura fique abaixo de 10 graus, as folhas cairão e a planta entrará em estado de dormência aguardando até que a temperatura eleve-se.

A floração pode ser obtida em plantas jovens com apenas 15 cm de altura. As cores da rosa do deserto são variadas, indo do creme ao vinho escuro, passando por rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradês, além de uma variedade com flores dobradas. O florescimento geralmente ocorre na primavera, podendo se estender no verão e outono, dependendo da região.

Esta espécie permite enxertia, o que é bastante interessante para se produzir uma mesma planta com flores de variedades diferentes.

Dicas:

  • Esta planta não tolera frio abaixo de 10 graus ou encharcamento;
  • A irrigação deve ser controlada para evitar que fique encharcada. Se estiver tomando muito sol e pouca chuva, regue de 15 em 15 dias. Já se estiver bem fixa ao solo, o ideal é regar uma vez por mês;
  • O replantio deve ser feito a cada dois ou três anos, durante a primavera ou verão. O segredo é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes expostas;
  • Podas de formação devem ser feitas com cuidado para não formar deformidades e cicatrizes feias na planta. Use luvas, pois sua seiva é tóxica;
  • Para obter um caule engrossado e florações intensas, o ideal é utilizar um fertilizante de boa qualidade. De preferência um que contenha mais fósforo. Deve ser adubado a cada dois meses;
  • Em caso de inverno rigorosos, mova o vaso para um ambiente protegido durante a noite e exponha a muito sol durante o dia. Nestas regiões, não é indicado cultivar esta planta em jardim exterior em lugares onde ocorram muitas geadas, pois há uma grande chance da planta não sobreviver;

Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.

11 Comentários


  1.  

    eu tenho uma dessas ja faz quase 2 anos, e ainda não floreceu, o que fazer?! é normal?




    •  

      Os especialistas dizem que é bom utilizar um fertilizante orgânico para ter uma floração abundante, porém não deve ser aplicado diretamente nas raízes. Outro item indicado é fazer o replantio da planta a cada 2 anos. Talvez o solo não esteja adequado.
      Você deveria verificar o que está faltando para a sua rosa do deserto dar certo.




    •  

      As vezes pode ocorrer uma demora na floração. Os especialistas dizem que é bom utilizar um fertilizante orgânico para ter uma floração abundante, porém não deve ser aplicado diretamente nas raízes. O ideal é colocar o adubo a cada dois meses.
      Outro item indicado é fazer o replantio da planta a cada 2 anos. Talvez o solo não esteja adequado.
      Você deveria verificar o que está faltando para a sua rosa do deserto.




  2.  

    Amo rosa do deserto ja tenho 4 so a branca ainda não floriu, mas não vai demorar a florir, ainda varias cores são todas lindas!




  3.  

    eu gosto desta rosa ela e magica em decoração




  4.  

    Essa rosa é perfeita, muito linda ..




  5.  

    Moro em região fria que no inverno tem media de 15 graus, Fiz uma sementeira a 10 dias e não germinou. Como devo agir?





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.