Portas de correr

2

As portas de correr têm destaque na decoração porque podem apresentar múltiplas funções. Além de integrar ambientes quando abertas, podem individualizá-los, mantendo a privacidade de cada um, quando fechadas. Elas se integram tão bem ao ambiente que quase não são percebidas ou roubam a cena como elemento decorativo de destaque.

Como o mercado oferece cada vez mais modelos, é fácil encontrar o tamanho ideal ou mesmo encomendá-la, de acordo com um projeto ou necessidade especial. A madeira continua sendo a matéria-prima mais usada, porém, divide espaço com materiais diversificados como aço e vidro. Se a ideia é clarear o espaço e aproveitar a vista, o vidro é uma boa opção. Já, se o objetivo é ter privacidade, pode-se usar madeira.

Portas de correrOferecem ainda outra vantagem: poupam espaço. Por geralmente “correrem” em frente ou dentro de alguma parede, o espaço que seria usado por uma porta convencional, cerca de 1 metro quadrado, passa a poder ser melhor aproveitado. Isso acontece também em quartos pequenos: com a instalação de armários com portas de correr, sobra mais espaço de circulação dentro do quarto, pois as portas não irão ocupar o cômodo quando forem abertas.

As portas deslizantes ou flutuantes, como também são conhecidas, podem ser usadas em qualquer cômodo da casa; para separar a sala de uma área de lazer, separar o quarto do banheiro dentro da suíte ou, ainda, a cozinha do espaço gourmet. São bem-vindas também em ambientes comerciais e corporativos por seu grande apelo estético.

Elas podem ter uma caixa para esconder os trilhos, ou então ter os trilhos embutidos em alguma parede ou painel de madeira, por exemplo, ou ainda deixar os trilhos à mostra, fazendo composição com roldanas. O kit de roldanas aparentes pode ter acabamento pintado, cromado ou aço escovado. Para a porta deslizar, os trilhos e roldanas são essenciais, por isso precisam de ajustes e cuidados permanentes com a manutenção.

Seu valor estético é aumentado quando recebe acabamento de pintura em laca, frisos rebaixados, detalhes em vidro e espelho. Os trilhos, que antes ficavam escondidos, agora aparecem como detalhes para deixar a casa mais moderna, e a infinidade de modelos de puxadores permite criar uma porta personalizada.

Por fim, antes de fazer a compra, deve-se analisar o local onde será instalada, o espaço disponível para a abertura e o contexto da porta em relação ao ambiente. As portas de correr são mais recomendadas para ambientes com pouca circulação, pois, se a situação for de muito uso, a tendência é deixá-la aberta, e então ela perderá a função de porta e seu charme será desperdiçado.


Sobre o Autor

Raíssa Schebeleski
Raíssa Schebeleski

Designer de interiores residenciais, comerciais e paisagismo. Assessoria em acabamentos e decoração.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273