Montando um jardim vertical

Falta de espaço não é mais desculpa para não ter um jardim. Com as técnicas adequadas é possível obter um jardim vertical, que reveste desde varandas até ambientes internos ocupando espaços mínimos. Além disso, os jardins verticais garantem amplitude e redução da poluição sonora, visual e do ar.
Este tipo de jardim é indicado para casas ou apartamentos pequenos, uma novidade da arquitetura moderna que vem sendo a solução para consultórios e lojas.
A construção do jardim vertical é simples, você pode utilizar estruturas como: fibras de coco, cerâmica, blocos pré-moldados, madeira, ferro, quadro vivo e vasos meia lua. Mas, antes da instalação, é importante fazer uma impermeabilização da parede para evitar a proliferação de mofo, fungo e bolor. Outra questão a ser avaliada é  que os painéis devem ficar a 3 metros de distância das janelas, não mais que isso.

A princípio, os cuidados com os jardins verticais são os mesmos de um jardim tradicional, ou seja, irrigação, poda, iluminação e adubação, mas a estrutura precisa de cuidados especiais na hora da instalação, para que a água das plantas não molhe o chão. Uma dica é ter uma calha na parte inferior do quadro para reter o excesso de umidade. Lembre-se que as plantas necessitam de luz, natural ou artificial, e caso não queira gastar com energia, procure uma parede que seja iluminada pelo sol, assim as plantas vão ficar sempre bonitas e bem cuidadas.
A irrigação pode ser automatizada – por gotejamento – ou manual. Neste caso deve-se redobrar a atenção para que a rega não seja desigual. Por isso, apesar de mais cara, a rega automatizada é a mais recomendada pelos paisagistas. Este sistema evita o desperdício, reaproveitando a água em excesso.
A adubação deve ser feita uma vez por mês com húmus de minhoca, que dará mais resistência e viscosidade às suas plantas.
Com criatividade, mantendo o jardim em uma área que tenha luminosidade e suprindo as necessidades da planta de sua escolha, só restará colher os frutos dessa bela, verde e vertical paisagem.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273