Exuberantes Bromélias
Exuberantes, resistentes e de fácil cultivo. As bromélias são a cara do verão e estão sendo utilizadas cada vez mais no paisagismo de muitas residências e apartamentos, fazendo com que os jardins ganhem beleza e charme. Isoladas ou em grupos, formam belíssimos conjuntos nos projetos paisagísticos.
Ao contrário do que muitos pensam, as bromélias não são parasitas, elas são plantas epífitas, terrestres e rupícolas, e compõem uma das famílias de plantas mais adaptáveis, já que apresentam uma espantosa resistência para sobreviver e apresenta infinitas variedades de formas e combinações de cores.
Bem famosa por sua forma escultural e suas flores exóticas, sua forma pontiaguda pode parecer agressiva, porém essa característica torna sua beleza inevitável. Há bromélias para todos os ambientes: sol pleno, meio sol e sombra.
As bromélias não devem ser eliminadas como medida de prevenção contra a dengue, mesmo por que seu tanque de reservatório de água é usado para estocar os nutrientes necessários para o seu crescimento, também pode ocorrer a reprodução de muitos insetos, porém em uma pesquisa realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, não foi detectada a presença das larvas do Aedes.
- As bromélias podem crescer em quase todos os solos, desde que sejam levemente ácidos e bem drenados;
- As bromélias gostam de ter suas raízes molhadas, mas de forma moderada;
- Claridade em luz difusa é a condição preferida pela maioria das bromélias;
- Deve-se ter critério quanto à adubação, pois elas são muito sensíveis e absorvem os nutrientes com muita facilidade;
- Apesar de muito resistentes, são suscetíveis a fungos, pragas e doenças;
- São plantas tropicais, por isso gostam de locais com temperaturas elevadas e bons índices de umidade e ventilação;
- As bromélias atingem a maturidade e florescem em diferentes idades – de meses a dezenas de anos – dependendo da espécie e do ambiente;
- A floração ocorre apenas uma vez durante seu tempo de vida, após isso a planta desenvolve uma brotação lateral que substituirá a planta que irá morrer.
Que espetáculo de matéria….Simplesmente amei…..
Que espetáculo de matéria….Simplesmente amei…..
bromélias…amuuuuu…