Elisangela Gurgel Carvalho

O contemporâneo misturando estilos

De formação mais contemporânea, Elisângela Gurgel de Carvalho, da Exacta Arquitetura, diz que tem no estilo do proprietário “o grande guia do estilo a seguir”. Há 18 anos no mercado, a arquiteta lembra que o contemporâneo tem como característica linhas sóbrias e mais frias, mas para dar um certo calor a esta tendência misturam-se outros estilos. “Esta mistura é uma opção de estilo, como o eclético”, explica. Com clientes no Paraná, São Paulo e até no Nordeste, a empresária diz ainda que todos os projetos têm uma história e um desafio.

“O desafio do arquiteto é unir todas essas premissas de maneira equilibrada. Não tem obra de sucesso se não atender às necessidades a que se destina. Não tem bom projeto se este não for executável. Não há como ser executado se fugir do orçamento, e assim por diante. Os clientes em geral sabem o que querem e esperam do arquiteto uma ajuda para chegarem lá. As decisões são tomadas em conjunto, aliando lógica, técnica e preferência pessoal”, comenta.

Sobre a arquitetura local, a profissional explica que não é muito definida, mas por ser uma cidade muito nova, sem construções de época, com pessoas de várias origens e clima variado, com inverno e verão intensos, a cidade tende a ser mais contemporânea, pensada para atender as necessidades das pessoas modernas.

Elisângela destaca ainda a importância da sustentabilidade para sucesso dos projetos. “A arquitetura caminha em paralelo com os acontecimentos do mundo. Não se admite mais o não aproveitamento da iluminação natural por exemplo. A ventilação natural também é valorizada. As edificações, quase que na sua totalidade, têm recebido cisternas para aproveitamento de águas de chuva e sistema solar de aquecimento de água. Os entulhos têm sido direcionados para usinas de reciclagens e já existem no mercado vários materiais reciclados e outros que contribuem para o meio ambiente. Tudo isso são marcas da arquitetura atual e a sua contemporaneidade.”, finaliza.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273