Decorando com pastilhas

5

Charmosas e versáteis, podem ser usadas para revestir ambientes internos e externos

            A decoração com pastilhas, tão usada nos anos 50, foi resgatada por arquitetos e decoradores e vem sendo destaque em projetos residenciais e comerciais. Em alta no mercado de decoração, são usadas em pequenas ou grandes áreas, dando charme e leveza ao ambiente.

As pastilhas são caracterizadas pela diversidade de cores, texturas, materiais e formatos. Tornaram-se recursos decorativos por serem capazes de fornecer diversas opções de estilos para os ambientes e uma de suas grandes vantagens é de que não precisam ser compradas em grande quantidade e não é complicado removê-las quando se quer trocar o revestimento.

Podem ser feitas de materiais como, entre outros, cerâmica, madeira, porcelanato esmaltado, porcelana estampada, material de demolição, vidro reciclado, vidro maciço, aço inox e fibras naturais. Também existem os mosaicos que são placas compostas por mais de um material, como por exemplo, vidro, mármore e cerâmica. Eles são ótimas sugestões para quem deseja ter um ambiente único e diferenciado.

As pastilhas representam um tipo de revestimento favorável para quem deseja inovar a aparência de um determinado ambiente, pois são de fácil aplicação. Eram usadas geralmente em cozinhas e banheiros, mas por serem versáteis, encontradas em muitas opções de material e apresentarem rápida transformação onde são usadas, ganharam espaço em todos os cômodos da casa.

O acabamento com pastilhas é sofisticado e resistente, superando assim tantos outros materiais que são usados para revestir. As peças caem bem na composição de paredes e pisos, mas sempre devem ser observadas as especificações dos fabricantes.

Contrate uma pessoa experiente para fazer o serviço. A mão de obra faz toda a diferença, pois as pastilhas são vendidas em placas e se forem aplicadas por uma pessoa que não entende, imperfeições ficarão visíveis de longe, tirando o efeito que elas proporcionam.

É necessário buscar sempre o equilíbrio das peças dentro do projeto, para que o ambiente não fique muito monótono, nem muito carregado. Se quiser dar destaque a alguma parede do ambiente, escolha entre cor ou textura. Simultaneamente, os dois deixarão o ambiente cansativo.

Coloridas ou monocromáticas, lisas ou texturizadas, elas sempre asseguram um estilo original ao cômodo decorado. Inúmeras são as formas possíveis de fazer um revestimento com pastilhas, só é necessário ser criativo, para fazer um ambiente que tenha a sua cara. Mas para quem não quer mexer com argamassa e rejunte, mesmo obtendo uma desordem bem pequena no local da instalação, existe ainda a opção das pastilhas adesivas.

Como inovar usando pastilhas

Coloridas, versáteis e de fácil aplicação, as pastilhas dão estilo e charme aos espaços da casa. As possibilidades de criação são inúmeras, pois existe uma série de opções que variam muito em materiais, cores, formas, tamanhos e texturas. É só escolher a que melhor se encaixa ao seu bolso e qual cara você quer dar ao ambiente em que ela vai ser utilizada.

O uso de pastilhas não precisa se limitar às paredes, afinal, seu uso pode inovar o visual do chão com muito estilo e elegância. Elas têm custo-benefício favorável e são funcionais porque demonstram resistência à presença de umidade nos ambientes.

Arrojadas e delicadas, elas podem realçar o visual de todos os ambientes da casa. Como usar:

  • Banheiro: se for optar por detalhes bem chamativos ou coloridos, escolha por exemplo, uma faixa vertical no chuveiro, combinando com outra faixa vertical próxima à pia. Deixe o restante neutro, para que os detalhes não “briguem”. Se escolher por um material mais neutro, abuse colocando detalhes dentro de nichos na parede, no piso do box ou até mesmo no box inteiro, seguindo com detalhes ao redor do espelho da pia, ou até mesmo criando um contorno em todo o banheiro, próximo ao teto ou ao chão.
  • Lavabo: costuma-se usar o mesmo estilo de decoração no lavabo que foi usado na sala de estar, por tecnicamente fazerem parte do mesmo ambiente. Mas vale ousar, sem carregar, usando uma das paredes como ponto focal. Lembrando que, como esse cômodo geralmente é pequeno, o que for usado na parede que ficar em frente ao espelho será refletido e multiplicado, então deve-se escolher com cautela qual parede será destacada.
  • Área Gourmet: se não quiser ousar, use as pastilhas próximas da pia e do fogão, substituindo outros revestimentos e protegendo as paredes da umidade e da gordura. Se quiser algo mais chamativo, vale revestir toda a churrasqueira, ou mesmo toda a bancada que seria de pedra (granito, silestone, etc).
  • Cozinha: para ficar mais sofisticada, use cores neutras ou pastilhas de metal ou aço inox. Para que fique mais alegre, abuse de uma cor ou duas, se forem da mesma paleta de cores (exemplo: verde + verde escuro) ou da mesma temperatura (exemplo: cor quente + cor quente = laranja + amarelo, ou cor fria + cor fria = cinza + preto).
  • Quartos: geralmente são usadas pastilhas na cabeceira da cama, ou então no piso, dando continuidade ao desenho que vem do banheiro, em caso de suítes. Para que o cômodo fique aconchegante, vale optar por pastilhas de fibras naturais, como pastilha de côco, por exemplo. Pastilhas de vidro, cerâmica, etc (materiais frios) deixarão o ambiente frio, se não transmitirem calor pela cor.Cozinha: para ficar mais sofisticada, use cores neutras ou pastilhas de metal ou aço inox. Para que fique mais alegre, abuse de uma cor ou duas, se forem da mesma paleta de cores (exemplo: verde + verde escuro) ou da mesma temperatura (exemplo: cor quente + cor quente = laranja + amarelo, ou cor fria + cor fria = cinza + preto).
  •  Salas: as pastilhas são bem-vindas em qualquer parte das salas, desde que façam parte da composição harmoniosa de cores e texturas do restante que está sendo usado nos móveis, tecidos, estofados e acessórios. Aqui, a regra é: ou segue-se rigorosamente o estilo adotado, ou cria-se um ponto focal no ambiente, para que o detalhe em pastilhas seja a atração principal.

Quem busca um revestimento moderno e resistente que possa substituir o azulejo com originalidade, com certeza optará por pastilhas. Coloridas ou monocromáticas, elas sempre asseguram um estilo original ao cômodo decorado, tornando-os mais aconchegantes e receptivos, além de incrementar um visual personalizado.

As peças conseguem substituir os azulejos usados na construção tradicional e compõem um revestimento cheio de impacto, originalidade e beleza. Porém, é importante enfatizar que as pastilhas não decoram sozinhas, por isso elas precisam ser combinadas aos demais elementos do projeto.


Sobre o Autor

Raíssa Schebeleski
Raíssa Schebeleski

Designer de interiores residenciais, comerciais e paisagismo. Assessoria em acabamentos e decoração.

5 Comentários


  1.  

    oi pessoal, parabens pela materia, nao conhecia a metropolerevista.com, gostaria de saber a marca das pastilhas usadas no ambiente criado p a churrasqueira marron ou verde/ bege. Obrigada .
    Cordialmente:
    Elen




  2.  

    oi pessoal, parabens pela materia, nao conhecia a metropolerevista.com, gostaria de saber a marca das pastilhas usadas no ambiente criado p a churrasqueira marron ou verde/ bege. Obrigada .
    Cordialmente:
    Elen




  3.  

    Quero aplicar pastilha no meu quarto, como border do papel de parede!!!! Oh dúvida!!!!




  4.  

    quero revestir uma bancada de cozinha com pastilha preta, qual rejunte usar , o preto ou o cinza? a pastilha e de porcelana sem brilho. favor enviar para: andreacamposaquino@gmail.com Obrigada!!





Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.