Como cultivar uma horta morando em apartamento?

Quem adora receber os amigos com um belo jantar ou simplesmente gosta de cozinhar, não pode deixar de ter em casa sua própria horta de temperos. Além de ter tudo fresquinho sempre à mão, o que dá aquele toque especial nos pratos, é possível fazer chás de ervas, tudo sem agrotóxico e muito saudável. Isso sem contar que cuidar de plantas também é uma terapia.

Não se preocupe se você não tiver um jardim espaçoso para plantar, veja como é possível ter seus canteiros em casa, mesmo morando em apartamento.

Plantas como cheiro verde, salsa, manjericão, alecrim, pimenta, capim cidreira, camomila, crescem em lugares pequenos, por isso, podem ser plantadas em jardineiras ou em vasos.

Mas para que isso aconteça é preciso escolher o lugar ideal. As plantas devem ficar de preferência em locais que recebem sol pela manhã. Aproveite a varanda ou um cantinho ensolarado junto à janela da cozinha. O segredo é não descuidar com o vento e a luz excessiva.

Compre mudas em saquinhos, pois eles facilitam o plantio e evitam a bagunça. Coloque a muda no recipiente que você escolheu para plantar, ou seja, no vaso, floreira, jardineira ou garrafa pet cortada. O importante é que esse vasilhame tenha 20 cm de profundidade e furos na parte de baixo para drenar a água.

Use as mãos para colocar a terra. A terra vegetal já vem adubada. No geral, as ervas gostam muito de um solo fértil, fofinho e drenado.

Também use as mãos quando for regar a sua horta. Sinta com os dedos se a planta precisa realmente ser regada todos os dias, muita umidade não faz bem para o desenvolvimento dela.

Adube periodicamente, retire as folhas murchas quando necessário e só retire aquilo que você for usar, na hora que precisa. Uma tesourinha ajuda na hora de cortar a planta, evitando a retirada dos brotos.

Fazendo isso, sua horta ficará sempre bonita dando um charme e vida na decoração de seu apartamento.


Sobre o Autor

Rodrigo Sampaio Pasquini
Rodrigo Sampaio Pasquini

Biólogo, Analista Ambiental e Diretor Ambiental do Instituto Consciência Verde

4 Comentários


  1.  

    Temperos fresquinhos sempre a mão! Coisas simples mas que garantem uma qualidade de vida!




  2.  

    Como compartilhar a página pelo facebook*





Deixe uma Resposta

(obrigatório)



Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.